imagem_enem
  • Page Views 5168

Justiça Federal determina suspensão do Enem 2010

Juíza cearense acatou liminar do Ministério Público Federal, decidindo suspender o Exame Nacional do Ensino Médio em todo o Brasil.  MEC ainda pode apresentar recurso.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Liminar que prevê suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem foi deferida nesta segunda-feira, dia 08, pela juíza da 7ª Vara Federal do Ceará, Carla de Almeida Miranda Maia.

Leia Mais

Regras de segurança causaram o erro na impressão, diz a Gráfica

A magistrada aceitou a argumentação de ação civil pública do Ministério Público Federal – MPF, de que os erros no exame causaram prejuízos aos candidatos. A decisão tem efeito em todo o Brasil. Entende a juíza que a realização de novos exames para apenas uma parte dos candidatos os deixaria em desigualdade em relação aos outros inscritos.  Em nota, o procurador da República Oscar Costa Filho, afirmou que a decisão traz “segurança e estabilidade”.

ERROS NO EXAME

As provas se realizaram nos dias 06 e 07 (sábado e domingo). No primeiro dia de prova, parte dos exemplares saiu com páginas repetidas ou erradas. Nesses casos, os alunos não receberam todas as questões.

As provas eram divididas em quatro cores. O erro das páginas no caderno ocorreu na prova de cor amarela. No último domingo, o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Joaquim José Soares Neto, afirmou que o problema nas provas amarelas ainda está sendo dimensionado. Uma estimativa extraoficial é de que cerca 2.000 estudantes tenham feito a prova incompleta.

Já no cabeçalho da folha de respostas de todos os candidatos, o espaço para o gabarito das questões de ciências da natureza estava incorretamente identificado como ciências humanas.

Ao todo, o Enem teve 4,6 milhões de inscrições neste ano. Porém, a abstenção foi de 27%, no sábado e fechou o domingo em 29% – pouco mais de 3 milhões compareceram. No ano passado, quando a prova vazou e foi adiada, a abstenção ficou próxima dos 40%.

A previsão do MEC (Ministério da Educação) é que os inscritos no exame concorressem a 83 mil em 83 instituições federais de ensino, por meio do Sisu (sistema que destina vagas em instituições federais apenas com base na nota do Enem).

Informações de Folha.com

Share This Article

Caso Bruno: Carta diz que objetivo de Macarrão era matar Eliza e o filho

Next Story »

Rebeliões em penitenciárias do Maranhão deixam 18 mortos

71 Comments

  1. michel
    8 de novembro de 2010

    fiquei algumas hora sentado… para ser cancelado. ¬¬

    Responder
  2. rosane cardoso
    8 de novembro de 2010

    achei fauta de consideraçao com aqueles que passaram seu fim de semana numa sala de aula sem ter noçao do que estava passando la fora sem relogio au menos para ver se ja estava na hora de ir embora.

    Responder
  3. SUZANNE
    8 de novembro de 2010

    ISSO É RIDÍCULO !Mais uma vez nós todos fomos desrespeitados !Uma prova cheia de erros,mal elaborada ,nomes trocados e 4h e meia de prova NUM DIA e no outro 5h e meia!!!!!PARA DEPOIS DE TUDO ISSO AINDA SER ANULADA ???!PERDI MEU FINAL DE SEMANA ,DOIS DIAS DE TRABALHO E AULA….É UMA POUCA VERGONHA,DEVERIAM TER MAIS RESPEITO COM OS INCRITOS DO ENEM.

    Responder
  4. João Augusto
    8 de novembro de 2010

    A que ponto chega a falta de consciência em nosso país. Milhares de pessoas querendo que a prova do Enem seja reaplicada para todos, não por mais democracia e justiça; mas para terem uma nova oportunidade de se “darem bem” no Exame Nacional do Ensino Médio, isso porque muitos vestibulandos, por despreparo, não obtiveram bom desempenho no exame, independente, das falhas que tenham ocorrido.
    Reaplicar a prova em todo o país seria uma medida de extrema falta de consideração com os indivíduos que já fizeram o exame e não tiveram problemas decorrentes das falhas técnicas de impressão de uma pequena porcentagem das provas aplicadas.
    Além disso, a “segunda chance” do Enem para o Brasil inteiro, custaria uma fortuna para os cofres públicos, os quais não iriam receber, novamente, o pagamento de inscrições para financiar a aplicação de novas provas.
    Ao observarmos, sensatamente, a possibilidade de reaplicação do Enem para todo a nação, concluímos que é evidente a falta de necessidade que isso ocorra; pois além da prova que deve ser aplicada apenas para os cearenses, ter o mesmo nível de cobrança do teste ocorrido neste final de semana, o sistema de exames do Enem possui o TRI (Teoria de Resposta ao Item), o qual impossibilita a desvantagem para alunos que precisem fazer provas diferentes das aplicadas nos dias seis e sete de novembro. A medida mais justa e correta a ser tomada pela justiça do nosso país é reaplicação, optativa, do Enem para os alunos prejudicados no estado do Ceará, que são, apenas, os que saíram com o caderno de provas na cor amarela.

    Responder
  5. Patrícia Lira
    8 de novembro de 2010

    Uma absurdo, daqui apouco ninguém mas vai ter segurança de fazer a prova do ENEM.

    Já esta virando brincadeiraa, e de mal gosto!

    Responder
  6. Theo filho
    8 de novembro de 2010

    Essa forma de avaliação é antipedagógica, textos imensos…que parece até um castigo para o ser humano, parece até que estamos pagando um pecado horrivel que cometemos..e depois de responder textos do tamanho do hino nacional … em seguida, responder a prova de calculos…só sendo uma forma de pensamento assim…”vou lascar essa turma de burros desinformados”…..

    Responder
  7. adriele
    8 de novembro de 2010

    o ENEM perdeu totalmente a credibilidade,
    pois todos os estudantes passaram horas sentados,pra nada…..
    tem-se um ano para organizar a prova e no entanto, sai errada!!!
    falta de consideração para com os participantes da prova….

    Responder
  8. Kleber
    9 de novembro de 2010

    Acho um absurdo e falta de respeito, com todas às pessoas que acreditam na evolução da educação do Brasil. Gastamos nosso tempo, dinheiro e esforço por nada. O Enem virou ferramenta de interesse político, não farei a prova novamente.

    Responder
  9. Erika
    9 de novembro de 2010

    eu acho a mesma coisa…Eu estudei muitos estudaram , pra que? pra fazer uma prova e cancelarem.
    Falta de competência deles e nós pagamos o “pato”. Da um raiva , fiquei 5 horas sentada , com as costas doendo , pra isso? Respeito é bom e todos nós gostamoosssss

    Responder
  10. Rodrigo
    9 de novembro de 2010

    Bagunça, essa é a palavra. para começar, não se podia fazer a prova a lapis, como é q se faz um rascunho de redação a caneta???? foi dito ai encima, o gasto q tera reinpressão, e fora q os fiscais estavam recebendo R$ 140, para trabalhar os 2 dias.
    Apoio, q deveria ser reaplicada a prova apenas para o estado do ceara, onde foi q teve as falas nas provas.

    Responder
  11. Andreza
    9 de novembro de 2010

    Bom dia!
    Cabe a cada estudante decidir fazer ou não outra prova. Ou seja, os que se sentiram prejudicados refaçam, os outros não. E Se não for possível assim, concordo com a anulação. Mesmo que os prejudicados estão em minoria, n é justo que esperem mais um ano para prestarem o Enem novamente. E os que não querem repetir porque acham que se saíram bem, com certeza vão ter o mesmo resultado na outra prova. Tenha consciência gente, o Enem e para todos.

    Responder
  12. viviane
    9 de novembro de 2010

    fiquie trancada numa sala porque sou adventista…pra nada
    isso e uma falta de organização!

    Responder
  13. wamberg moura arcangelo
    9 de novembro de 2010

    isso tudo é mais uma prova de q um sis tema de avaliação nacional sem falhas é impossivel em um pais como o Brasil…a própria proposta do enem ja é injusta…avaliar alunos do sul-sudeste do pais com os mesmos critérios q os do norte-nordeste…e se nao bastasse a injustiça da avaliação ainda acontem erros graves como esse todo ano…

    Responder
  14. maria gilma
    9 de novembro de 2010

    me preparei durante um ano, pra depois saber que de nada valeu… só espero não chocar com a data da prova da UFG dia 21/11/2010…pois preciso muito entrar na universidade!!!!

    Responder
  15. aurea
    9 de novembro de 2010

    uma palhaçada

    Responder
  16. 9 de novembro de 2010

    deveria ser anulado, pois muitos estudantes foram prejudicados por erros da gráfica.. isso q aconteceu e uma falta de respeito com os demais estudantes.

    Responder
  17. 9 de novembro de 2010

    VAMOS FICAR ENEM AÍ PRA SITUAÇÃO???

    INTERESSANTE O TEMA DA REDAÇÃO QUE QUESTIONAVA SOBRE COMO O TRABALHO PODERIA AJUDAR NA CONSTRUÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA – DEVERIA ME INSPIRAR NO PRÓPRIO TUMULTO DECORRIDO DAS \"PROVAS AMARELAS\". DADAS ESTRONDOSAS EXIGÊNCIAS PARA COM OS PARTICIPANTES QUANTO A QUESITOS DE SEGURANÇA PARA EVITAR \"COLA\" E CASO FATO OCORRIDO, PF PARA CIMA DO INSORTUDO – ATÉ AÍ TUDO OK -, MAS COMO FICA O TRABALHO DO ENEM NA CONSTRUÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA QUANDO GASTEI PASSE DE ÔNIBUS, 35,00 R$ DE INSCRIÇÃO SEM DIREITO A ATRASO – MUITO MENOS NOS PORTÕES DE ENTRADA PARA O PROCESSO SELETIVO (TUDO BEM, NADA MAIS QUE A MINHA/NOSSA OBRIGAÇÃO [RSRSRS]) -, 4 HS DE LEITURA INTENSIVA COM DIREITO A RESOLUÇÕES DE QUESTÕES – JORNADA DUPLA -, FORA MEUS INVESTIMENTOS EM LIVROS E OUTRAS HORAS MAIS DE ESTUDO. AO MENOS, ÔNIBUS GRATUITO PARA OS INSCRITOS, RESSARCIMENTO PELAS CONSEQUÊNCIAS DO SERVIÇO OU PRODUTO DEFEITUOSO – AFINAL, PAGUEI PARA FAZER A PROVA – OBS.: CAAAASO SEJA REEEEAAAAAPLICAAAADAAAA PARA TOOOODOOOOS E DE MODO QUE EU NÃO SEJA LESADO, OU SEJA, NÃO QUERO REFAZER A PROVA, MAS QUE A SUA REAPLICAÇÃO SEJA OPTATIVA PARA AQUELES QUE SE SENTIRAM PREJUDICADOS COM AS \"AMARELINHAS\". VAMOS DEMOCRACIAR A SITUAÇÃO!

    Responder
  18. rosy
    9 de novembro de 2010

    bom mesmo ter sido anulado pois a prova tinha algumas questões errada e isso é grave numa educação!!!!!!!!!!!!

    Responder
  19. hosana barbosa
    9 de novembro de 2010

    ACHO Q É UMA GRANDE PALHAÇADA REFAZER A PROVA P TODOS,VISTO Q NEM TODOS SE SENTEM PREJUDICADOS!ACHO TUDO ISSO UM ABSURDO,POIS EU Ñ MIM SINTO PREJUDICADA,PERDI TEMPO,TRANSPORTE,FIQUEI MAL C TODOS AQUELES TEXTOS P INTERPRETAR,E AGORA ALGUEM DECIDI Q TENHO Q PASSAR POR ISSO OUTRA VEZ!DÁ ATÉ VONTADE DE DESISTIR.

    Responder
  20. Jéssica Caval
    9 de novembro de 2010

    ´´É UMA FALTA DE VERGONHA! Passa 4h e meia um dia, no outro mais 5h e meia respondendo uma prova com gigantescas perguntas, e saber que a prova será anulada para tds??? É REALMENTE O APOCALIPSE!!

    Responder
  21. aristenio castelo branco de oliveira
    9 de novembro de 2010

    existe hoje no brasil pessoais muito interessada que o enem nunca de certo.principalmente aqueles que detenhe o poder privado, que neste casso, esta sobre o poder publico.isto e inaceitavel…….

    Responder
  22. kassya
    9 de novembro de 2010

    Acredito que aplicar novas provas é o mais correto,apesar de termos perdidos um final de semana,vale a pena pois é o futuro que está em jogo.Acredito que o querido João Augusto está equivocado,não se trata de “candidatos despreparados”,mas sim de igualdade e justiça.Se ele tirou uma boa pontuação nesta fase acredito que tb tira na próxima,afinal isso não é sorte.
    By:Kássya,beijos pra tds.

    Responder
  23. Natécia
    9 de novembro de 2010

    É revoltante a situação em que se encontra a educação no Brasil, será que o MEC acha que nós alunos somos palhaços para termos que suportar tanta falta de respeito conosco???
    É pois, já virou praxe todo ano ter algo de errado com o ENEM…
    Se for para fazer algo à nível nacional que seja bem feito, se continuar do jeito que está, cada vez mais o Exame perderá a credibilidade no que se refere à Universidades…
    MEC, cuidado para que o ENEM não se torne apenas um simples Exame como era anteriormente.

    Responder
  24. crolina castro
    9 de novembro de 2010

    A que merda de provo, e muito facil uma juiza chegar e cancelar a prova pq nao e ela que vai ficar mais de doze horas sentada a frete de uma prova decidindo o sue futuro pq o dela ja foi neh( o meu era azul,fodas)

    Responder
  25. Lucas S Melo
    9 de novembro de 2010

    “PALHAÇADA”
    Essa é a palavra que descreve o Enem, esta mais do que evidente que o país não possui estrutura para a realização de uma prova deste porte! por que alterar algo que vinha dando certo? O Enem é aprova do FRACASSO da tentativa do governo de interferir no processo de acesso as universidades publicas e de querer controlar a diversidade da educação no país. Ministério da Educação, nota 0 para vocês!!!

    Responder
  26. waleria
    9 de novembro de 2010

    quando sera a nova prova.(e foi uma falta de consideração por todos alunos q fezes .

    Responder
  27. Mardony
    9 de novembro de 2010

    Eu, de Santo Antonio dos Lopes-MA, que fiz a prova do ENEM 2010 em Dom Pedro-MA, fui uma das pessoas que se prejudicou com o erro do cartão-resposta de sábado. Pois observei o erro e fui comunicar a fiscal que imediatemente foi falar com cordenador e depois falou em toda a sala
    que tinha que marcar a primeira questão na quadragésima sexta e eu e outras pessoas começamos a marcar como tinham falado. Mas depois o cordenador chegou dizendo que o correto seria marcar normalmente o cartão-resposta, isso uma hora depois.

    Responder
  28. Carla Ferreira
    9 de novembro de 2010

    Ahahah! Fiquei horas sentada, lendo, sem almoço, pra que? Mais uma vez a educação brasileira se mostra de forma vergonhosa perante a sociedade.
    Cheia de erros … Como uma prova que classifica o candidato para entrar na unversidade pode deixar o mesmo entrar com celular? Eu não fui com o meu nenhum dos dias, mas vi muitos. Uma VERGONHA>

    Responder
  29. Izabela Alves
    9 de novembro de 2010

    Ridículo…
    fui prejudicada com o cartão resposta do primeiro dia, espero sinceramente que algo seja feito.

    Responder
  30. Julian
    9 de novembro de 2010

    Acredito que não seja necessário para que todos passem por isso novamente, apenas aqueles que se sentiram prejudicados,e modos de erros por parte dos responsáveis pela impressão da prova. E minha querida kassia, é claro que não se trata de uma questão de sorte, concordo plenamente com você, mas pelo lado de quem tira dois dias inteiros praticamente pra nada, não tem cabimento reaplicar para os mesmos, concordo também que isso seja a esperança de um futuro melhor de alguns, por isso repito, pra quem se sentiu prejudicado sim, reaplicar a prova, para os demais que não foram prejudicados fica como está, não precisa mexer.
    bjus e muita compreensão! ;).

    Responder
  31. 9 de novembro de 2010

    Sabe-se que esta correto à anulação do enem do último fim de semana, se nossos erros são avaliados e corrijidos certamente terá que haver coerência com o tal fato.
    Obrigada

    Responder
  32. Jéssica
    9 de novembro de 2010

    Mais que falta de respeitoo com os estudantes.Passaram seu fds fazendo uma prova DESUMANA p/ depois ser cancelada…Isso é um ABSURDOO…Entendo q muitas pessoas foram prejudicadas,então q reaplicassem uma nova prova p/ estes,e n para todos os candidatos!
    Mas q falta de compreensão…Tinha q ser aqui no BRASIL!

    Responder
  33. 9 de novembro de 2010

    ENEM deveria se transformar em “NEM”, deveria-se acabar com isso no Brasil. Foi uma verdadeira palhaçada a prova, questões subjetivas, além dos erros contidos na mesma. Acredito que tenha que ser anulada a prova e extinto esse “NEM” do Brasil.

    Responder
  34. juliete
    9 de novembro de 2010

    acho que o governo não está dando a mínima importância para o enem, pois se fosse algo importante para eles teria dado tudo certo, mas como não esta dando lucro algum acontece umas “palhaçadas” dessa, isso é uma falta de respeito com aqueles que estudarão o ano todo para essa prova, que foi uma idéia ótima, mas não funcionou.

    Responder
  35. Taís
    9 de novembro de 2010

    Foi de extrema irresponsabilidade….
    É a primeira vez que faço o exame do Enem e nunca achei que fosse passar por esse constrangimento!
    Se já não fosse ridículo pedir que os estudantes que pagem a inscrição do valor de R$35,00 já que pedir carência demora para ser comprovado, ainda temos que passar por esta vergonha???
    Ainda dizem que o Brasil, não esta entre os melhores em relação da Educação!?
    Porque será???

    Responder
  36. milena galdino dos santos
    9 de novembro de 2010

    se for reaplicar a prova, tem que ser para todos, ou quer dizer que so os amarelinhos vao se dar bem?

    Responder
  37. cida nascimento
    9 de novembro de 2010

    Não é justo para todos os estudantes do país que dedicaram seu tempo para o enem , que o mesmo seja anulado é uma falta de respeiro sem contar que é muito desgastante ficar to do tempo sentado e ter que perder mais tempo com isso, sem contar que todas essas questões são uma torturanão sei pra que tudo isso se realidade o que todos querem é simplismente entrar na faculdade e la é que de fato irão aprender algo. Fiz a prova amarela porém não vejo necessidade de cancelamento…

    Responder
  38. Raquel
    9 de novembro de 2010

    achei também uma falta de desconsideração pois passei um ano todinho estudando,chegava a dormir alta hora da magrudaga estudando, pra depois não valer apena, por um erro de impressão da grafica, isso é um absurdo, deixei de sair no final de semana para fazer essa prova, não sou a favor de que refaça novamente, o certo é passar todos nós que fizermos, e perdemos tempo.

    Responder
  39. Lawdiane
    9 de novembro de 2010

    |E verdade que em algum lugar os alunos já sabiam do tema da redaçao?? Se isso for verdade isso e uma falta de respeito com todos os alunos, mesmo que o tema seja fácil isso e desumano e uma imensa inresponsabilidade dos administradores das provas..Queremos respostas temos direitos ja que nos fomos prejudicados..

    Responder
  40. ro
    9 de novembro de 2010

    POXA VIDA,NÃO TEM UM ENEM QUE SE POSSA DIZER ASSIM:_ESSE DEU CERTO.
    QUE COISA EU ME SENTI PREJUDICADA PELA TENÇÃO DE SABER SE VAI OU NÃO SER ANULADO
    SENTAR EM UMA SALA FEXADA LER TEXTOS ATÉ
    EM MATEMÁTICA E DEPOIS SABER QUE O CARTÃO ESTA ERRADO…TEM QUE ANULAR TUDO SIM,
    E FAZER ALGO QUE PRESTA,NÃO É SOMENTE UNS QUE SERAM PREJUDICADOS NÃO,TODOS
    SE DEU ERRO EM UMA,QUEM PODERÁ DIZER QUE NÃO ESTVA TUDO ERRADO,TEM QUE CANCELAR PRA NOSSO PROPRIO BEM,TANTO MORAL COMO MENTAL.
    COMO A GRAFICA MESMO DISSE,NÃO TEM COMO
    VER O QUE ESTA ERRADO SE É CONFIDENCIAL…
    EU PREFIRO QUE MARQUE OUTRA PROVA E QUE ESSA VENHA SEM DEFEITO,ISSO É UMA VERGONHA,AINDA TEM GENTE QUE APOIA UMA BAGUNÇA DESSA…TEMOS QUE SER SOLIDARIOS
    NÃO PENSAR SOMENTE EM NÓS.PENSEM NISSO..

    Responder
  41. Juliete
    9 de novembro de 2010

    PALHAÇADA!!!
    fiquei trancada numa sala de uma hora ate as 23hs, no sabado, p fazer essa prova e agora foi cancelada?! brincadeira…
    algumas pessoas foram prejudicadas sim, mas então pq n repetir as provas apenas p essas pessoas?
    isso e um absurdo, o enem devia voltar a ser como era antes!!!

    Responder
  42. Diana Nascimento
    9 de novembro de 2010

    Olá a todos!

    O ENEM JÁ VIROU ATÉ COMÉDIA TODA VEZ É A MESMA PALAHAÇADA FALTA DE RESPEITO COM O PAIS E A POPULAÇÃO. PORQUE QUE OS ALUNOS QUE PASSAM ANOS ESTUNDANDO ESPERANDO ESSA OPORTUNIDADE TEM QUE SOFRER AS CONSEQUENCIAS DA INCOMPETENCIA DE MUITOS.

    Responder
  43. luiz fernando
    9 de novembro de 2010

    esta correto em anular o ENEM!!
    ec tal d ENEM desde o começo q ja tava na cara q n ia da certo…o melhor a fazer é anular e deixar as vagas das federais q aderiram a ele, somente correspondendo ao seu vestibular normal!
    e como é q o EX presidente LuLa vem dizer q o ENEM 2010 FOI UM SUCESSO?
    ELE TA A OND? TA AKI NO BRASIL VENDO ECS PROBLEMAS TODOS? N PARECE NÉ!!!

    Responder
  44. 9 de novembro de 2010

    Brasil, já errou uma vez e agora erra de novo nacionalmente, vergonha 1000 vezes vergonha,eu acho que são os responsaveis que devem passar por uma avaliação para testar os conhecimentos pois pra min são profissionais incompetentes.

    Responder
  45. Eloana
    9 de novembro de 2010

    Bem, é realmente uma situação bem delicada…Eu fiz a prova amarela (06/11) bem no dia do meu aniversário, não consegui curtir antes e nem depois pois eu tinha que estar bem para as provas (dormir cedo, acordar cedo….etc)enfim, problema meu, mas me dediquei aquelas horas (cansativas) para ser cancelada???? Afff…e sinceramente (no meu caderno Amarelo) não houve erro na cartão de resposta (gabarito)não vejo motivo para refazê-la. Se a máquina da leitura dos gabaritos realmente conseguir ler certo a sequencia e não zerar minha prova, tudo bem, podem mandar bala!!!
    Eu só quero dar sequência aos meus estudos e contribuir para um Brasil melhor!!! Abs á todos que estão na mesma situação!!!

    Responder
  46. Elson Machado
    9 de novembro de 2010

    Gente,não se espante com tudo isso,pois estamos no Brasil.Eu também fiz a prova e foi uma dificuldade pra conseguir folga nesses dois dias e agora vai ser a mesma luta?Fazer o que né!!mas vamos lá der novo fazer pois o que está em jogo, é o meu futuro!!!!

    Responder
  47. Stephany
    9 de novembro de 2010

    É notória a palhaça que se tornou o Enem, as pessoas estudam durante o ano inteiro para chegar na hora e se deparar com o erro por parte dos orgãos competentes. Defendo a anulação desse exame para todos, vez que ao deixarem que apenas aqueles da prova amarela repetirem fere um princípio básico do direito brasileiro presente em nossa constituição, a isonomia, somos todos iguais e neste caso, os outros também se sentiriam lesados. A chance de se ingressar em um curso superior no Brasil já é dirigida a poucos, pois as instituições privadas são caras, e as públicas não suportam a demanda.

    As pessoas não entendem que ao anular a prova apenas para uma parte dos participantes, faz com que se caractetiza a lesão agora aos demais.
    Fica aí o meu recado.

    Responder
  48. maxwell
    9 de novembro de 2010

    isto é uma vergonha

    Responder
  49. valéria de jesus coimbra
    9 de novembro de 2010

    Será que todo ano vai ser essa palhaçada!
    Eu acredito que esses profissionais que elaboram a prova do Enem, estão definitivamente despreparados e com falta extrema de organização.

    Responder
  50. Tailine
    9 de novembro de 2010

    Eu acho que o ENEM não perdeu a credibilidade,vamos pensar um pouco:o exame é aplicado a nível nacional,em um país com dimensões continentais,o nosso Brasil,é quase impossível que algum erro não seja cometido,e vamos ser realistas também,os erros não foram tão graves assim,porém muitas pessoas se prejudicaram e por isso defendo a ídéia de cancelarem por completo e aplicarem outro exame,até porque ter uma nova prova apenas para os prejudicados ia ser super injusto(tanto para eles quanto para nós que não fomos prejudicados,se a prova for mais difícil,ou mais fácil?).E também não seria bem um sacrifício refazer a prova,principalmente para nós estudantes que já somos acostumados!Por isso,vendo os prós e contras,a melhor escolha seria cancelar todo o ENEM e remarcar os dois dias de provas!!!

    Responder
  51. judson
    9 de novembro de 2010

    acho uma falta de respeito

    Responder
  52. Lara Hauanne
    9 de novembro de 2010

    O Enem,nao é mais o mesmo,sempre tem que ter uma polemica.
    Mas tem que se fazer uma nova prova pra todos os alunos.Infelizmente muita gente foi prejudicada.Mas a prova tem q ser feita com todos os incritos.Para que assim haja igualdade.Essa é a minha opiniao.

    Responder
  53. dany
    10 de novembro de 2010

    Eu acho que não teria necessidade de tanto conteudo , nessa prova do enem,com 90 noventa questoes bem elaboradas e a redação separada da primeira prova ,como faz a vunesp é de vália,pois na metade da segunda prova já estamos cançados e perde a atençõa…Gostaria que os organizadores do enem levassem em conta este relato, haja vista o grande numero de erros que vem ocorrendo nos ultimos anos e alguns alunos tendo prejuizo com este fato,obrigado.

    Responder
  54. Daniele Bastos
    10 de novembro de 2010

    Isso Não pode acontecer..
    Ficamos varias horas o final de semana enteiro fazendo essa prova!!agora vem com essa de fazer a prova de novo..
    Eu Sou totalmante Contra

    Responder
  55. luiz felipe
    10 de novembro de 2010

    Falta de respeito com a pessoa dos estudantes pois não é a primeira vez que isso acontece e fui prejudicado pois foi descontado do meu salario R$ 56,00 pois eu trabalho sabado e domingo.

    Responder
  56. 10 de novembro de 2010

    Eu tiago barbosa sou professor aqui no estado de minas gerais e leciono matematica, moro no municipio de Crisolita.
    fica uns 120km de onde eu mor.
    fui fazer a prova em Teófilo Otoni por que quando fiz minha inscriçao pela internet o unico municipio que tinha la era o de Teófilo Otoni.
    estou indignado pois gastei R$100,00 reais pra ir fazer a prova, nao posso gastar de novo. fiz minha prova e nao peguei nenhum dos cadernos prejudicados, acho que fiz uma boa prova, estou matriculado no curso de matematica mas nao posso iniciar a faculdade por que estou devendo muito e nao posso pagar, agora eu nao posso tambem fazer o enem novamente pois ja gastei muito,
    alem disso esta contando o esforço e o stress no dia da prova, pois as questoes sao muito extensas e deu muito trabalho pra ler todas elas.
    espero que essa injustiça de repetir a prova nao seja cometida.
    meu imail e tiago-nascimento17@hotmail.com
    aceito opinioes de quem queira ajudar.

    Responder
  57. Jonathan Stuani
    10 de novembro de 2010

    boa noite
    eu concordo com o pessoal do ceara, em que se anular a prova somente para os que sentiram preocupados esta totalmente erado, pois todos temos direitos iguais nao quero sabe se fui bem ou mal na prova feita no dia 06 e 07 apenas discordo da parte de fazer a prova para que teve a prova com erros, alem do mais eu tbm tive a minha prova com problemas e era a rosa, tinha nas referencias de textos onde os anos não compatiam com a leitura ou da forma em que o texto estava sendo narrado, e ainda no crtão resposta os titulos estavam invertidos e que havia algumas questoes eradas e repetidas na minha prova, e uma outra reclamação é que no sabado eu trabalho e eu pedi um comprovante pois eu trabalho e a pessoa encarega não quis me repassar, gostria de receber para que eu não saia prejudicado e gostaria que alguma providencia seja tomada para que todos se deem bem e aguardo resposta
    desejo a todos um forte abraço e agradeço pela atenção proporcionada

    Responder
  58. joana margareth rubio hirsch
    11 de novembro de 2010

    Qualquer que seja a decisão, todos já
    foram prejudicados, até eu que sou a mãe. Os alunos não terem um relógio na
    parede para saber as horas é simplesmente o cúmulo, tem alguma explicação??????

    Responder
  59. thaylla
    11 de novembro de 2010

    ja que os mais prejudicados foram os cearenses; que sejam apenas eles a realizarem os exames novamente! os outros estados não tem culpa dessa juizazinha ai ta se metendo a comprometer todos os estados se apenas onde ela ‘reina’ foi o mais afetado!! QUERO O RESULTADO DO GABARITO IMEDIATAMENTE!!!

    Responder
  60. 11 de novembro de 2010

    TODOS QUE ESÃO INCONFORMADOS COM ESSA FALTA DE RESPEITO QUE SE TORNOU O ENEM, VENHAM PARTICIPAR DA CHAMADA DE ATENÇÃO:

    http://WWW.ITSNOON.NET

    VENHAM PARTICIPAR!!!

    Responder
  61. cleinerson
    11 de novembro de 2010

    Desejo, sinceramente, que o mais sensato seja feito. Anular toda a prova poderia ocasionar choques com o vestibular de algumas universidades, visto que os vestibulares estão ocupando praticamente todo o mes de dezembro e o mes de janeiro. Além disso há as pessoas que trabalham. Caso insistem no cancelamento, que mudem algumas regras como o uso do relogio e que seja realizado em algum feriado nacional. Vocês que saíram bem, não esquentem , pois voces conseguem sair bem de novo. abraços!!!!

    Responder
  62. marcia
    11 de novembro de 2010

    acho a anulacao do enem para todos se nao quem nao fizer ,vai sair prejudicado ,tem que ser para todos igual e um direito de todos os paticipantes .se for avaliar todas provas tinha ero ,sem contar que o rascunho de matematica estava na prova de ciencias esuas tecnologias .esem contar que a redacao vazou e ai ministro .

    Responder
  63. Paulo Artur
    12 de novembro de 2010

    Eh uma bosta mesmooo
    Fala serioo
    Que caralhoo eh esse que os politicos tão fazendo??
    Isso mostra o desden que nos estudante somos tratados

    :(

    Responder

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo