teefmardy - copy

Artista plástico Carlão é sepultado no Cemitério Municipal

Pintor popular ganhou vários prêmios em salões de artes pelo Brasil, ao mesmo tempo que trabalhava como carteiro em Novo Hamburgo.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Faleceu nesta quinta-feira, dia 29, o pintor popular hamburguense, Carlos Alberto de Oliveira, mais conhecido como “Carlão”. A nota de falecimento foi divulgada no Facebook.

Velório começou nesta quinta, às 17 horas na funerária Krause, que fica na Rua Santos Pedroso, 155, no bairro Hamburgo Velho, e o sepultamento ocorreu nesta sexta-feira, às 10 horas.

Filho de operário de curtume, Carlos Alberto de Oliveira nasceu em Novo Hamburgo, onde cursou o primário. Gostava de desenhar desde menino, e por conta disso obteve uma bolsa para estudar arte e fez curso de cortador de calçado no Senai.

Ganhou vários prêmios em salões de artes e ao mesmo tempo trabalhava como carteiro em Novo Hamburgo. Expôs na Galeria Cavalo Azul, em Novo Hamburgo, e em Porto Alegre. Passou a desenvolver temas com preocupação social em sua cultura a partir de 1978.

Causa social

Em 1983 realizou no Museu de Arte do Rio Grande do Sul grande exposição sobre discriminação do negro: 25 trabalhos, entre pintura e desenho. Inicia-se na pintura com inconfundível linguagem pessoal, elaborando formas humanas unidas sobre a superfície da tela no limite da abstração.

Ao lado de José Antônio da Silva, foi o único pintor brasileiro de fonte popular a ser incluído na exposição Art in Latin América 1820-1980, com a curadoria de Dawn Ades e colaboração de Guy Brett, Loomis Catlin e Rosemery O`Neill, exibida em vários países da Europa na década de 90.

Foi o primeiro de destaque da edição de 2003 da Bienal Naífs do Brasil, organizado pelo Sesc -Piracicaba, com as obras “Carnaval a cavalo” e “Centro da Cidade”.

Informações de facebook / carlosnaifs.blogspot.com.br

FOTO: reprodução / facebook

 

Share This Article

Partidos pedem anulação de sessão que livrou Donadon da cassação

Next Story »

Atleta de Novo Hamburgo é classificada para competições internacionais

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo