teatro feevale
  • Page Views 2328

Professores municipais participam de seminário na Universidade Feevale

Evento acontece nesta quinta-feira, e segue até sábado. O tema principal é a reflexão sobre a escola como espaço de transformação da violência em cidadania.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A Secretaria de Educação e Desporto – SMED, em parceria com a Universidade Feevale, promove a 13ª edição do Seminário Internacional de Educação – SIE.

O evento acontece nesta quinta-feira, dia 17 e segue até sábado, dia 18, com carga total de 20 horas. As palestras serão ministradas no Campus II e no Teatro Feevale. O tema principal é a reflexão sobre a escola como espaço de transformação da violência em cidadania.

O seminário contará com a presença dos 1,5 mil professores concursados da rede municipal. Por isso, as escolas municipais não terão aula na sexta-feira, dia 17. Além de proporcionar diálogo entre os docentes, o SIE também terá a presença da comunidade em geral. Segundo o secretário de Educação de Novo Hamburgo, Alberto Carabajal, o período escolar é o momento certo para conscientizar crianças e adolescentes.

A abertura oficial das atividades está programada para as 19h30min de quinta-feira,16, no Teatro Feevale. Serão entregues certificados de presença a quem tiver 75% de frequência no evento.

Enquanto os professores acompanham os debates, alunos das três redes de ensino da cidade estão convidados a participar de uma conversa sobre seu papel de protagonista na formulação de uma cultura de paz. O professor Riccardo Cappi comandará a roda no Salão de Atos do Prédio Lilás, no Campus II da Feevale.

A palestra acontece na sexta-feira, 17, às 13h30min. Cappi abordará o contexto atual de insegurança que cerca os jovens e a importância do respeito a leis e regras.

Confira os ministrantes:

– António Sampaio Nóvoa: Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genève) e em História (Universidade de Paris IV – Sorbonne), reitor da Universidade de Lisboa e autor de mais de 150 títulos (livros e artigos), publicados em doze países.

– Celso dos Santos Vasconcellos: Doutor em Educação (USP) e autor de mais de 50 livros.

– Esteban Levin: Diretor da “Escuela de Formación en clínica psicomotriz y problemas de la infancia” e autor de diversos artigos, publicados em veículos especializados nacionais e internacionais.

– João Francisco Duarte Junior: Doutor em Filosofia e História da Educação e Livre-Docência em Fundamentos Teóricos das Artes (Universidade Estadual de Campinas). Atua principalmente nos seguintes temas: arte-educação, educação do sensível, arte, educação e cultura.

– Maria do Rosário Nune: Mestre em Educação e Violência Infantil (UFRGS). É ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

– Riccardo Cappi: Doutor na Escola de Criminologia da Universidade Católica de Louvain (Bélgica). Tem experiência na área de Criminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança pública, justiça criminal, análise de produção legislativa, delinquência juvenil, práticas educativas e de prevenção e medidas socioeducativas.

– Virginia Feix: Mestre em Direito (PUCRS) e coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Sociologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: acesso à justiça, racismo, xenofobia, violência contra a mulher, direitos das mulheres, direito internacional dos direitos humanos e educação em direitos humanos.

Informações de Imprensa Feevale e PMNH

FOTO: ilustrativa / Feevale

Share This Article

Centro de Valorização da Vida promove curso gratuito de formação de voluntários

Next Story »

Anilado perde fora de casa na 3ª rodada da Copa Hélio Dourado

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo