Declaração de vereador esquenta polêmica sobre aumento de vagas na Câmara

OPINE! Raul Cassel (PMDB) teria chamado “Mobiliza Inconformados” de parasitas durante discurso. Grupo coleta assinaturas para barrar aumento de 14 para 21 vereadores. .

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Ainda parece estar longe do fim a polêmica sobre o possível aumento de 14 para 21 vereadores em Novo Hamburgo.

Leia Mais

Inconformados caminham por manutenção do número de vereadores

Inconformados vão às ruas contra aumento do número de vereadores

“Inconformados” quer manter 14 vereadores com projeto de iniciativa popular

Aumento do número de vereadores custará mais de R$ 1,2 milhão ao ano aos cofres públicos

Câmara decide aumentar número de vereadores para 21

O mais novo episódio da novela que estreou no início do ano, com a decisão dos parlamentares de criar mais sete vagas na Câmara Municipal a partir de 2013, diz respeito à declaração do vereador Raul Cassel (PMDB), que teria chamado o movimento Mobiliza Informados de parasitas. O grupo coleta assinaturas para barrar o aumento.

Tudo começou com um discurso do peemedebista no dia 19 de maio. “Agora, o que eu estou indignado, e aí eu vou chamar os inconformados, porque isso é muito mais grave do que discutir se a cidade vai ter mais 3, 4, 5 ou 7 vereadores. E aí, não se vê nada. São os inconformados parasitas”, disse Cassel, na tribuna da Câmara, ao comentar o “Caso Palocci”.

Depois de ter acesso à transcrição do pronunciamento, no último fim de semana, um dos líderes do movimento questiona o vereador por e-mail. Bernardo Petry Bender pergunta: “porque na tua opinião é muito mais importante ir para a rua protestar pelo fim da corrupção do que ir à rua a fim de evitar mais omissão e passividade? Será que a corrupção não existe em muito por causa do excesso destas duas condições? O melhor remédio é a prevenção, correto?”.

Através de seu perfil no Twitter, Raul Cassel (foto) tratou de esclarecer o assunto, evitando aumentar a polêmica. “Não vamos confundir as coisas. Chamei de inconformados parasitas aqueles que assistem de braços cruzados e só reclamando os desmandos no Brasil.”

Mobilização continua

O Mobiliza Inconformados segue com o abaixo-assinado contra o aumento do número de vereadores. A idéia é chegar a pelo menos nove mil assinaturas, número necessário para a apresentação de um projeto de iniciativa popular.

Na manhã do último domingo, dia 12, a mobilização foi na festa de aniversário da Paróquia Santo Antônio, no bairro Liberdade. Aos sábados, das 9 horas às 12h30min, tem posto fixo no Centro, junto à Praça do Imigrante (foto). Quem quiser somar-se ao movimento pode entrar em contato pelo e-mail mobiliza.inconformados@gmail.com.

O grupo propõe a alteração da Lei Orgânica do Município no artigo que prevê que a Câmara deve ter 21 cadeiras, passando a 14. Vale lembrar que a cidade tinha 21 vereadores até 2004, quando o Tribunal Superior Eleitoral – TSE determinou fossem 14. Em 2009, no entanto, o Congresso Nacional aprovou nova legislação, permitindo o retorno das sete vagas.

ENTIDADES – Na semana passada, em Assembléia Geral, a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, seção de Novo Hamburgo, decidiu por intensificar também a mobilização contra mais vereadores na cidade. Vai agora chamar outras entidades apartidárias para discutir estratégias. A OAB quer ainda fixar as despesas do Legislativo pela média dos últimos cinco anos.

Enquete

A discussão esquenta com a proximidade das Eleições 2012, quando serão escolhidos os novos vereadores. E serão 14 ou 21? O Portal novohamburgo.org quer saber a sua opinião. A enquete da semana questiona o que os internautas hamburguenses pensam sobre o assunto. Participe!

FOTOS

divulgação / Mobiliza Inconformados

divulgação / CMNH

Share This Article

Assembléias do Orçamento Participativo começam nesta terça-feira

Next Story »

Mais duas empresas juntam-se aos locais que integram Campanha do Agasalho

5 Comments

  1. Joey de Farias
    14 de junho de 2011

    O problema não está no número de vereadores, mas no gasto público. Deveria baixar os salários dos vereadores para que tivessemos sim mais vereadores, aumentar a representatividade, a democracia e a fiscalização ao executivo. Aumentar o número é abrir possibilidade de entrar pessoas mais capazes, arriscamos continuar nessa mediocridade, mas abrimos o leque. Pra mim o movimento dos inconformados é um hipocrisia.

    Responder
  2. Maicon Kruel Verissimo
    15 de junho de 2011

    … Acredito que neste momento é inviável ao município acrescentar essas cadeiras para vereadores… Não é o momento para isso!! Novo Hamburgo tem muitas outras prioridades. Ou nosso atual quadro de vereadores não tem competência para com suas atribuições???

    Responder
  3. Claudia Baumm
    15 de junho de 2011

    Bom dia,
    Li o pronunciamento do Vereador Raul, e pelo que percebi, há uma grande preocupação da parte dele com os problemas que vem acontecendo não só em nossa cidade, mas em todo o país, situações muito piores, como a corrupção por exemplo, que deixam qualquer um de nós muito indignado. Do que propriamente atacar aqules que fazem parte do Grupo Inconformados, que estam levantando sua bandeira…

    Responder
  4. 19 de abril de 2012

    é uma pouca de uma vergonha vejam como estão as ruas de novo hamburgo e sem contar as iluminação publica na realidade novo hamburgo esta atirada ao léo em quem se inpórta?…postos de saúde atemdimento é a cara do partido que da qual administra construir póstos é uma coisa organizar é outra,transporte publico é cada déz onibus quatro é novo olha ta do jeito que o povo queria éra pt tai…

    Responder

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo