Inconformados vão às ruas contra aumento do número de vereadores

Grupo formando por cidadãos que pretendem evitar que a partir de 2013 Câmara Municipal tenha sete vereadores a mais coleta assinaturas para projeto de iniciativa popular. -

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Tudo começou quando os vereadores de Novo Hamburgo começaram a falar em aumentar de 14 para 21 o número de cadeiras na Câmara a partir de 2013, como possibilita a legislação federal.

O assunto logo chegou aos ouvidos de cidadãos que resolveram mostrar sua inconformidade com a medida. Organizaram um abaixo-assinado e foram às ruas à conquista de adeptos. Surgia, então, o Mobiliza Inconformados.

Leia Mais

“Inconformados” quer manter 14 vereadores com projeto de iniciativa popular

Aumento do número de vereadores custará mais de R$ 1,2 milhão ao ano aos cofres públicos

Câmara decide aumentar número de vereadores para 21

Na manhã do último sábado, dia 02, o grupo decidiu fazer jus ao nome. O resultado da soma de inconformidade com mobilização foi a coleta de centenas de assinaturas para o documento que deve servir como base para um projeto de iniciativa popular visando à alteração da Lei Orgânica do Município, no artigo que trata do número de cadeiras no Legislativo, para mantê-lo nas atuais 14.

Uma banca foi montada na Praça do Imigrante, no Centro, e atraiu donas-de-casa, professores, comerciários, estudantes, guardas, desempregados, gestores públicos e aposentados. O auxiliar de departamento pessoal Leandro Almeida, morador do bairro Liberdade, foi um dos que manifestou descontentamento. “No meu ponto de vista, não precisamos de mais vereadores e os gastos gerados com o aumento poderiam ser utilizados em outras necessidades que temos.”

Abaixo-assinado vai

circular nos bairros

Um dos líderes do Mobiliza Inconformados, Édson Renê Corrêa, avalia como positiva a participação da população. “Alguns vieram até o Centro somente para participar do abaixo-assinado, outros nos agradecem e elogiam muito a iniciativa”, comemora.

Corrêa faz questão de destacar que o documento é do eleitor hamburguense e que representa o pensamento de quem não vê uma alternativa para barrar o aumento de vereadores sozinho. Além do Centro, o movimento pretende ir aos bairros para fazer a coleta de assinaturas, aproveitando eventos e feiras.

Para participar do abaixo-assinado é preciso ser eleitor do município e portar, preferencialmente, o título de eleitor. O grupo quer reunir 5% de assinaturas em relação ao eleitorado municipal, o que representa cerca de nove mil pessoas.

Contatos podem ser feitos pelo e-mail mobiliza.inconformados@gmail.com ou nas reuniões semanais que o grupo promove, às segundas-feiras, a partir das 19h30min, em restaurante localizado na Avenida Pedro Adams Filho, 4151.

Com informações de blog “Cidadão NH”

FOTOS: Bernardo Petry Bender / Mobiliza Inconformados

Share This Article

Assaltantes invadem Caixa de Canudos com metralhadora e levam R$ 500 mil

Next Story »

Comemoração pelos 84 anos do município começa com Baile da Cidade

5 Comments

  1. josé leal
    31 de julho de 2011

    infelizmente acho poucio provavel conseguirem evitar que aumentem o numero de vereadores em novo hamburgo, assim como em outra regiões, pois os que querem o aumento, estão enbasados em uma lei federal, infelizmente a populção é que vai pagar a conta…. como sempre!

    Responder

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo