Integração marca abertura da 24ª Mostratec em Novo Hamburgo

Edição 2009 da feira internacional de tecnologia organizada pela Fundação Liberato vai até o próximo sábado, dia 31 de outubro, nos pavilhões da Fenac.

 

Integração foi a marca da abertura oficial da 24ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia nesta terça-feira, dia 27. Estudantes de 22 países reunidos nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, com um só propósito: inovar.

Saiba Mais: site oficial da Mostratec

“O esforço de estudantes e professores mostra que quando têm condições realizam excelentes trabalhos e contribuem para o desenvolvimento do país”, dizia a diretora da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, minutos antes da solenidade de abertura. Inês Zulke destacou ainda o fato de a Mostratec ser referência em tecnologia na América do Sul. A instituição de ensino promove também a 16ª edição do Seminário Internacional de Tecnologia – Siet e o 1º Salão da Inovação.

Em 2009, os trabalhos saem do ginásio da Fundação Liberato e passam a ser expostos nos pavilhões da Fenac. São mais de 300, de estudantes entre 14 e 21 anos, oriundos da Albânia, Argélia, Argentina, Azerbaijão, Brasil, Cazaquistão, Chile, Costa Rica, Eslováquia, Espanha, Filipinas, Indonésia, Iraque, México, Macedônia, Moldávia, Namíbia, Nigéria, Paraguai, Peru, Turquia, Uruguai. A visitação é gratuita e vai até sexta-feira, dia 30, das 14 às 21 horas.

Clique AQUI e veja a programação completa

A feira de tecnologia termina no sábado, 31 de outubro, com a escolha dos melhores trabalhos em várias categorias. Cada uma destacará os quatro primeiros e os destaques gerais receberão prêmios de tecnologia oferecidos por diversas empresas e instituições, entre elas: APM Liberato, Altus, AES Sul, Abrasinos, Cientec, Executive, Intel, Mostratec, Prefeitura de Novo Hamburgo, Refap, Unesco e Yázigi.

ABERTURA OFICIAL

 

mostratec_desfileA oficial reuniu autoridades municipais e estaduais no auditório da Fenac, sobretudo ligadas a área da educação e tecnologia. Marcaram presença representantes da Uergs, Feevale, Unisinos, UniRitter, IPA, Univates, UCS e UPF. Anfitrião, o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann (PT), desejou boas vindas à visitantes e expositores.

A nota negativa foi a ausência da governadora Yeda Crisus (PSDB). Ela havia confirmado sua participação, mas avisou à tarde que não estaria presente em função de uma indisposição. Foi representada pelos secretários estaduais da Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, e da Educação, Ervino Deon. Antes do discurso das autoridades, estudantes de vários países realizaram o tradicional desfile de abertura com suas respectivas bandeiras (foto à esquerda).

INTEGRAÇÃO

mostratec_mineirosA integração se expressava já no primeiro dia de visitação. Era assim na apresentação de trabalhos de estudantes latino-americanos aos brasileiros. Era assim também com estudantes de outros Estados do Brasil. No caso do mineiro Fernando Reis (foto à esquerda), uma oportunidade única de conviver com gente de outros países e “exercitar outras línguas”, como ele mesmo destaca.

É a primeira vez que o estudante do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais participa da Mostratec. Cursando o terceiro ano do Ensino Médio Técnico em Química, trouxe para a feira um projeto que analisa a qualidade e autenticidade de plantas medicinais comercializadas em Belo Horizonte. “Pretendo fazer Farmácia na faculdade, então essa experiência esta sendo muito produtiva”, antecipa Reis.

Estudante latino-americano apresenta trabalho aos brasileiros

Estudante latino-americano apresenta trabalho aos brasileiros

Da Redação – novohamburgo.org

 

FOTOS: Felipe de Oliveira / novohamburgo.org

Share This Article

VIVER DESPENTEADA

Next Story »

Ações de revitalização nas áreas centrais da cidade

3 Comments

  1. gilberto groth
    30 de outubro de 2009

    boa tarde , desejo saber o horario de visitação,pos não esta em nenhuma parte na internete

    obrigado até o momento

    Responder
  2. Raquel l.Groth
    27 de novembro de 2009

    Boa noite gostaria de saber o horario do inicio da feira ?

    Responder
  3. BRUNA ARAÚJO RODRIGUES
    16 de agosto de 2010

    A MOSTRA FOI PERFEITA DIGO POR QUE ESTIVE LÁ INCLUSIVE APRESENTEI UM TRABALHO. MUITO BEM ORGANIZADA. PARABÉNS

    Responder

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo