agua
  • Page Views 142

Nota técnica: coloração da água

A diretoria técnica da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, em conjunto com a coordenação de tratamento de água, vem a público esclarecer o que segue:

Nas últimas semanas, o Rio dos Sinos atingiu os menores níveis de água já registrados em Novo Hamburgo, desde 1998. Somado a isso, temos um cenário de estiagem, sem previsão de chuvas para os próximos dias e semanas. Como consequência, a concentração de sedimentos, matéria orgânica, que são naturalmente presentes na água, está mais elevado.

São elementos químicos normais que encontramos na água, mas, em maior concentração. Entre eles, a presença de dois metais, o ferro e manganês que, quando entram em contato com o cloro, provocam uma reação química, que pode dar um aspecto amarelado para a água.

Apesar disso, a água continua sendo potável para o consumo humano, sem qualquer prejuízo à saúde, atendendo integralmente os critérios do Ministério da Saúde.

Como alternativa de solução ao problema, desde o início do mês de março, iniciamos o tratamento complementar adicionando ortopolifosfato à água. Este produto busca restabelecer a coloração adequada em situações críticas como essa. Contudo, é necessário um maior tempo de ação para que seu efeito atinja o objetivo.

A Comusa continuará atendendo os usuários que tiverem qualquer problema relacionado à água, abrindo as Ordens de Serviços para expurgo e análise, no sentido de minimizar e, até mesmo, eliminar a presença de água com cor aparente na rede. As solicitações podem ser feitas através dos nossos canais de atendimento, como o 0800 6000 115.

Contudo, a situação deve ser totalmente normalizada somente quando o nível dos rios se normalizar.

A Comusa continua trabalhando para melhor atender, considerando o atual cenário (baixo nível de água do Rio dos Sinos) e não medindo esforços para entregar água potável e sem racionamento, apesar desta situação crítica.

 

Share This Article

G20 injeta US$ 5 trilhões na economia para conter coronavírus

Next Story »

EUA passam China em número de contágios por novo coronavírus

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo