creas
  • Page Views 491

Inaugurada nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Na tarde desta quinta-feira, 19, a Prefeitura de Novo Hamburgo inaugurou oficialmente a sede exclusiva do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O novo endereço está localizado no número 326 da Rua 25 de Julho, no bairro Rio Branco. A cerimônia contou com descerramento de faixa a cargo da prefeita Fátima Daudt. “A necessária reorganização da unidade foi realizada e o resultado é motivo de comemoração comunitária”, disse a gestora do Município em seu discurso. “Parabenizo a coordenadora e a equipe, agradecendo a todos os convidados, pois a mudança trouxe um ambiente adequado a necessidades específicas de assistência em nossa cidade.” Em seguida, a prefeita fez as honras da casa e anunciou que não há festividade sem música da melhor qualidade. Foi a deixa para que o grupo de violão da Escola de Arte Carlos Alberto de Oliveira – Carlão passasse a animar o público convidado com o seu repertório popular.

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Social (SDS), Roberto Daniel Bota, presente ao evento, o Creas é o espaço do aconchego e do acolhimento. “A unidade trabalha com a base da sociedade, que é a família, por meio de ações socioeducativas”, destaca “Vejo com grande satisfação a conquista de um prédio maior que comporta a equipe completa e, assim, há mais condições de se dedicar à ampliação do atendimento, suprindo demandas reprimidas.”

A unidade contempla uma área de 228 metros quadrados. Para usuários e servidores, a mudança de sede representa a conquista de um espaço físico que apresenta melhor distribuição dos setores e acessibilidade, devidamente compatível com o trabalho realizado pelos atendentes. São três salas de acolhimento individual, uma sala para assistência a grupos, um ambiente para os técnicos, outro para os departamentos de coordenação e administrativo, além da estrutura básica de cozinha e três banheiros – um deles adaptado para pessoas com necessidades especiais.

O núcleo conta também com o Jardim da Convivência do Creas, como é carinhosamente chamado, um local ao ar livre que tem sido revitalizado com materiais que seriam descartados e ganharam nova funcionalidade por meio da reciclagem.

A casa oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), com o acompanhamento de 120 núcleos familiares, e o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), contemplando 117 jovens. A equipe presta apoio, orientação e acompanhamento a famílias que tenham um ou mais membros em situação de ameaça e violação de direitos. Além da coordenadora Beatriz Pontes Ferreira da Rosa, o grupo de trabalho conta com mais uma assistente social, um assistente administrativo, três psicólogos e uma educadora.

O Creas é um dos serviços que integram o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Trata-se de um meio voltado à proteção social de média complexidade, que objetiva contribuir para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, desenvolvendo potencialidades para o enfrentamento das situações de risco e opressão. Contatos com a unidade pelos telefones: 3527-1882, 3527-1874 ou celular funcional 9 9952 4432.

Share This Article

Aberta convocação para os Fóruns Setoriais de Cultura

Next Story »

Nos pênaltis, Inter deixa a Copa do Brasil

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo