Já passaram pelos palcos do Festival da Cidade muitos estilos. Do sertanejo ao nativismo, do pagode ao pop rock, o aniversário de 90 anos de Novo Hamburgo tem levado aos diversos bairros da cidade muitas atrações, afinal o aniversário é de todos os hamburguenses e para todos os hamburguenses. No próximo sábado, dia 22, é a vez do desfile das escolas de samba. A concentração tem início às 20h na Avenida Pedro Adams Filho, entre as ruas Gomes Portinho (esquina das bancas) e Lima e Silva (Receptivo Turístico).
Mudanças no desfile
Este ano o desfile das escolas de samba de Novo Hamburgo sofreu alterações como data, local e formato, em virtude do Marco Regulatório, legislação que passou a vigorar em 1º de janeiro de 2017 e diz respeito a qualquer entidade que receba subvenção financeira das prefeituras de todo o país.
Uma das mudanças mais significativas a respeito do desfile deste ano é quanto ao formato. Ao contrário dos anos anteriores, o desfile do dia 22 terá caráter não competitivo e não contará com os carros alegóricos. O formato atual foi o meio encontrado pelas escolas, em conjunto com a Secretaria de Cultura, para viabilizar o desfile em 2017. Desde o mês de janeiro, foram realizados diversos encontros entres dirigentes e equipes da SECULT, e a regra atual foi definida pelas quatro escolas que participarão do desfile e a Secretaria. A escola Protegidos da Princesa Isabel não participará do evento neste ano.
A concentração das escolas de samba começa às 20h. A primeira a desfilar é a Império de São Jorge, às 21h, seguida por Aí Vem os Marujos (22h), Cruzeiro do Sul (23h) e Portela do Sul (0h). Cada escola terá 40 minutos para desfilar.
Planejamento antecipado
Segundo o Secretário de Cultura, Ralfe Cardoso, “o Marco Regulatório exigiu uma série de mudanças. Este formato foi o encontrado entre a Secretaria e as escolas para realizar o desfile este ano. Sabemos que estas mudanças acabam causando transtorno, mas esta edição é uma exceção a regra. Nós temos muito nítida a importância desta comemoração para a cidade, e por isso já acordamos que o planejamento do Carnaval de 2018 começa já em maio deste ano. Com isso, teremos tempo para transformar o nosso Carnaval em um evento do porte que merece”, ponderou.
Bloqueio de rua e reforço no transporte
Ao longo do dia, diversas ruas do entorno do local onde será realizado o desfile terão o trânsito bloqueado. Os motoristas devem ficar atentos e procurar alternativas, como as ruas Pedro Adams Filho, entre as ruas Povo Largo de Canelones e Lima e Silva, a Rua Gomes Portinho, entre a Bento Gonçalves e a Pedro Adams Filho, a Rua David Canabarro, entre a Pedro Adams Filho e a Bento Gonçalves, e a Lima e Silva, entre a Pedro Adams Filho e a Bento Gonçalves. O transporte público terá um reforço na frota de ônibus, saindo do paradão após o fim do desfile.
Leave a comment