2017_03_15_Secretaria_de_Cultura_vistoria_Monumento_ao_Imigrante
  • Page Views 101

Técnicos da Prefeitura vistoriam Monumento ao Imigrante

Uma equipe técnica formada por engenheiros, arquitetos e historiadores da secretaria de Cultura (SECULT) e da secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários estiveram na quarta-feira, 15, na Sociedade Aliança para realizar a vistoria do Monumento ao Imigrante. O objetivo era avaliar possíveis problemas na estrutura do Monumento para a sua restauração. Inaugurado em 1924, a edificação é o marco das comemorações do centenário do início da colonização alemã na região.

Conforme o engenheiro civil da Prefeitura, Leandro Koche, o estado de conservação do Monumento surpreende. “Para um prédio com cerca de 90 anos, a estrutura está em bom estado. Aparentemente, não há danos estruturais, apenas problemas menores, como umidade”, destacou.

A equipe providenciará um laudo técnico para apontar as necessidades para a restauração. O próximo passo será enviar o orçamento para a Sociedade Aliança para que sejam realizados os reparos.

Sobre o Monumento do Imigrante

Para homenagear o centenário da imigração alemã no Brasil, por volta de 1912 foi escolhido o primeiro lote colonizado no povoado de Hamburger Berg. Por volta de 1912, já planejando as comemorações do centenário da imigração alemã ao Brasil, descendentes de imigrantes formaram uma sociedade, com o objetivo de construir o monumento. O projeto foi elaborado pelo arquiteto alemão Ernest Karl Ludwig Seubert, que emigrou para o Brasil em 1913.

Em 1924, ano do centenário, foi colocada a pedra fundamental da construção, e em 15 de novembro de 1927 ocorreu a inauguração oficial do monumento, com a presença de Leopoldo Petry, primeiro prefeito de Novo Hamburgo. Em novembro de 1950, o imóvel passou a pertencer à Sociedade Aliança, em razão da fusão das sociedades Gesangzverein, Frohsin, Sociedade de Cantores, Mente Alegre, Sociedade Atiradores e América Tênis Clube. Desde 2008, o Monumento Imigrante é tombado como Patrimônio Histórico de Novo Hamburgo.

Foto: Kauê Mallmann

Share This Article

Operação Sativa contra o tráfico de drogas é deflagrada em Novo Hamburgo

Next Story »

Temer: força tarefa é criada para investigar frigoríficos alvos da Carne Fraca

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo