15.12 - Ouvidoria
  • Page Views 165

Novo Hamburgo: Ouvidoria SUS atende usuários do serviço

Hamburguenses poderão participar do gerenciamento do sistema, através de uma equipe de três tele-atendentes e um ouvidor.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS de Novo Hamburgo terão à disposição um novo canal para efetuar sugestões, reclamações e solicitar informações sobre os serviços prestados na cidade.

Trata-se da Ouvidoria SUS, iniciativa da Secretaria de Saúde – SMS, em parceria com o Ministério da Saúde. Ela foi apresentada a jornalistas da região pelo prefeito Tarcísio Zimmermann durante a primeira edição do Bate-Papo com o Prefeito, realizado na terça-feira, dia 14.

Através do telefone – (51)3593-7773 -, pelo e-mail ouvidoriasus@novohamburgo.rs.gov.br ou diretamente no 5º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Guia Lopes, 4201 – Bairro Canudos), os usuários terão a oportunidade de participar do gerenciamento dos serviços. A equipe da Ouvidoria SUS é formada por um ouvidor e três tele-atendentes. Eles estão a serviço da população, aptos a fornecer informações gerais sobre o funcionamento do SUS e os direitos dos cidadãos.

“Chegamos a um nível em que, mesmo com um processo de reestruturação da saúde no município, podemos implantar um serviço de ouvidoria à população. É uma nova relação do SUS com a comunidade”, salientou Zimmermann.

A secretária municipal de Saúde, Clarita de Souza, exibiu detalhes do funcionamento da Ouvidoria SUS durante o Bate-Papo com o Prefeito. Segundo ela, por uma orientação do Ministério da Saúde, o sistema estava desde junho em atividade, porém em caráter piloto. “Agora, a equipe está totalmente preparada para atender a população”, disse.

BALANÇO – Durante o lançamento da Ouvidoria SUS, o prefeito também apresentou um balanço da saúde nos dois primeiros anos de governo. “Queremos que a saúde pública em Novo Hamburgo se torne mais efetiva e que o trabalho seja desenvolvido em prédios que não estejam em escombros”, destacou.

Zimmermann mostrou também que os índices de mortalidade infantil caíram de 16,4 por cada mil nascidos vivos, para 8,9, já em 2009. “São números que mostram nosso progresso, mas que não dizem que estamos livres de problemas. Estamos em processo de melhorar ainda mais, principalmente com as novas obras, como a UPA Canudos e a UPA Centro.”

Informações de Imprensa da PMNH

FOTO: divulgação / Ronan Dannenberg

Share This Article

Consulta ao lote da malha fina de 2006 está disponível

Next Story »

Lote da malha fina de 2007 está liberado para consulta

12 Comments

  1. diogo
    12 de abril de 2011

    minha mae foe muito mal atendida ce e que podemos falar asin ela fia pra fila as 5:00 horas da manha e nao comsegui ficha quando novo hamburgo vai ter um sistema de saude diguino em novo hamburgo sus em nh e super precario e sucatiado.

    Responder
  2. angelo oberdan
    9 de janeiro de 2012

    sou diabetico fui ao posto de saude do bairro rondonia no dia09/01/2012 as 07:15 para fazer apenas um exame de HGT efui informado que o exame so seria realizado apos as 8:00 . Mas eu preciso trabalhar então deixei de fazer o exame se depender do posto do bairro não vou mais conseguir fazer o exame.Gostaria de alguma providencia sobre este caso não so para mim mas para todos que nessecitam dos atendimento.Obrigado

    Responder
  3. Carlos Roberto Silva
    23 de março de 2012

    Fui buscar Puran T4 75 mg, entre outros que não existem na farmácia comunitária,receitado por médica em Porto Alegre. Na farmácia não forneceram de 50+25 mg = 75 mg porque a receita era de 75 mg. Agora teremos que buscar em Porto Alegre uma receita de 50 + 25 mg ? Sabendo das dificuldades em marcar consulta, ir a Poa, etc., a prefeitura não tem farmacêutico no seu quadro para liberarem 50 + 25 numa receita de 75 mg ?
    Isto é ridículo.

    Responder
  4. silvana sochetti
    5 de abril de 2012

    estou com colica renal a tres dias
    vou morrer sem socorro
    hospital de novo hambrugo

    Responder
  5. sidney n. silva
    2 de junho de 2012

    hoje fui levar meu filho no UPA de canudos na rua victor hugo kunts ,cheguemos as 11.00 e saimos as 14.00 e nao conseguimos sermos atendidos ,muita burrocracia ,primeiro entra na sala pra avaliaçao depois fala com um medico super estupido que te deixaa ate com vergonha ,depois fica 01.30 esperando o medico vir do almoço pra fazer uma nova consulta ,ninguem aguenta um desdeixo desse . os atendentes com uma ma´ vontade de atender as pessoas,estupidos ,se a gente fala alguma coisa a emfermeira diz que quem sabe e´ ela ,essas pessoas nao poderiam trabalhar com pessoas .Fica aqui uma reclamaçao pra colocar pessoas com qualificaçao .

    Responder
  6. RONALDO CHAVES DO CANTO
    11 de junho de 2012

    Prezado SR Responsavel pela coordenadoria do SUS da cidade de Novo Hamburgo,por meio desta venho comunicar que há alguns dias atras meu filho de 02 anos teve uma pequena fratura no antebraço,sendo o primeiro atendimento no hospital geral ou fundaçao,ocorre que após 03 dias ele deveria ir ao centro clinico retirar a dita tala colocada em seu braço,mas para minha surpresa para este procedimento devo estar na clinica por volta das 05:00 para retirar fixa,um descaso.ora que nós cidadaos de bem pagamos impostos e tambem inss,para este valor ser repassado a saude,onde está este valor pecuniario por mim e por todos cidadaos de nosso pais,em outras palavras os medicos e tals já foram pago antecipados pelo atendimento por qual já contribuo a mais de 30 anos,esclarecendo que o tratamento,consultas e demais procedimentos ja foram pagos,entao nao estamos pedindo favor,mas sim o que é nosso de direito.conforme constituiçao federal.a dignidade do cidadao pois o mesmo tem deveres com seu trabalho,e deveres como pai responsavel.peço que providenciem o mais breve possivel a situaçao.

    Responder
  7. Regis
    12 de dezembro de 2012

    meu filho tem 4 anos ele tem hiperplasia adrenal congenita perdedor de sal a mais severa precisa tomar florinefe e todas as vezes q vamos na farmacia comunitaria nunca tem o remedio ja entramos em contato com a ouvidoria e nunca resolveram toda vez é uma via cruzis pra conserguir o remedio temos q ir forum levar todos os laudos,documentações entrar com processo é uma correria só e ai ficar aguardando ate a juiza liberar,gostariamos q as autoridades tivesse conhecimento e resolvesse nosso caso,pois somos cidadões honesto,pagamos nossos impostos e toda criança tem os seus direito.obrigado

    Responder

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

a