leonardo0308
  • Page Views 1959

Morre aos 71 anos o cantor nativista Leonardo

O cantor deixa obras que inclui canções conhecidas como Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, Tertúlia e Viva a Bombacha.

Da Redação redacao@novohamburgo.org

Morreu na madrugada deste domingo, 07, o cantor nativista Leonardo, aos 71 anos, vítima de complicações decorrentes de uma parada cardíaca sofrida na última quinta-feira, após uma hemodiálise.

O músico se mantinha em atividade — desde 2003, apresentava o programa semanal Província de São Pedro na Rádio Guaíba. Batizado Jader Moreci Teixeira, nascido e criado no interior do município de Bagé, a trajetória artística havia começado ainda na infância. A vivência do campo iria inspirar muitas de suas composições na fase adulta, mas o início da carreira artística começou trabalhando em um circo local no papel do palhaço Zé Sabugo.

Aos 20 anos, mudou-se para a Capital para iniciar a carreira de cantor, mas não ainda como artista gauchesco: o nome artístico Leonardo surgiu porque ele formou dupla com um amigo para cantar música sertaneja, ambos inspirados nos sucessos que chegavam do interior de São Paulo pelo rádio. Nos anos 1960, o cantor voltou-se ao regionalismo gaúcho, tornando-se integrante do grupo Os Três Xirus. O trio gravou 12 discos e participou das primeiras edições da Califórnia da Canção Nativa. Em 1974, Leonardo saiu do grupo e passou a trabalhar como produtor de discos, lançando artistas como Gaúcho da Fronteira.

A canção Céu, Sol, Sul, Terra e Cor foi um de seus primeiros passos como cantor solo. Ele escreveu a canção em 1978 e, com ela, foi premiado no festival Ciranda Musical Teuto-riograndense, de Taquara, naquele mesmo ano. A canção se popularizou no início dos anos 1980, como trilha de comerciais de TV, ajudando a impulsionar a carreira do cantor — favorecida também pela vitória na Califórnia de 1982 com Tertúlia.

Outra canção do músico a ficar famosa foi Morocha, Não, escrita por Leonardo em resposta à polêmica e bem-humorada Morocha, apresentada por Davi Menezes Jr. no festival Coxilha Nativista, de Cruz Alta, em 1984.

Com informações de ZeroHora.com

FOTO: Genaro Joner

Share This Article

ACI Estância Velha manifesta a necessidade de um secretário de Indústria e Comércio

Next Story »

Trajetórias reais marcaram o Dia Internacional da Mulher na ACI-NH

25 Comments

  1. panico na TV
    8 de março de 2010

    bah cara q pena, mais uma pessoa morre no mundo, mas as musicas dele era um lixo, n sei como alguem gosta dessas musiquinhas xD

    Responder
  2. paulo roberto fritch
    8 de março de 2010

    Que o CÉU, SOL E O SUL carreguem esta lenda do nossa patria gaúcha, com certeza as LEMBRANÇAS deste cantor jamais serão esquecidas, descance em paz amigo, e que deus o tenha ao seu lado.

    Responder
  3. Ronaldo
    9 de março de 2010

    Para quem é Gaúcho de Sangue Guapo, a morte de Leonardo é uma perda, pois escrevia músicas com conteúdo e não essas letrinhas de coisas sem fundamento que certas pessoas dizem ser sucesso mas é produto de povo sem cultura nem respeito pelo ser Humano, quem não gosta da cultura Gaúcha que se vá alacria mas Por Favor não faça crítica destrutiva, se aquete no canto pois pobreza de espírito tem limite.

    Responder
  4. Ronaldo
    9 de março de 2010

    Para quem é Gaúcho de Sangue Guapo, a morte de Leonardo é uma perda, pois escrevia músicas com conteúdo e não essas letrinhas de coisas sem fundamento que certas pessoas dizem ser sucesso mas é produto de povo sem cultura nem respeito pelo ser Humano, quem não gosta da cultura Gaúcha que se vá alacria mas Por Favor não faça crítica destrutiva, se aquete no canto pois pobreza de espírito tem limite…

    Responder
  5. tts
    9 de março de 2010

    poxa é lamentavel saber q existe pessoas como este tal de panico na tv!!
    só te pesso uma coisa c foce teu pai e foce feito o mesmo comentario q vc fez…. q vc diria… olha cara mais respeito pois o dia d amanhã é uma caixa de surpresa…

    Responder
  6. Susana
    9 de março de 2010

    Tudo bem. Mas, de uma pessoa com este pelido ou nome sei lá – panico na TV – não se pode esperar algo melhor. Sou gaúcha, lamento muito a perda de uma pessoa como Leonardo e, nem por isto deixo de respeitar outros artistas e gostos musicais.

    Responder
  7. paulo césar lipsch
    9 de março de 2010

    lixo é o q

    Responder
  8. paulo césar lipsch
    9 de março de 2010

    lixo é o que algumas pessoas como esta que fez esse comentário que deve gostar de músicas que não dizem nada com nada e estimulam a violencia e outras coisas que não constroem nada

    Responder
  9. Juninho
    9 de março de 2010

    sou de SC mais aprecio e respeito mt a música gaúcha, pois são letras feitas com cheiro de campo e retrata toda a história do RS, mas quem n gosta, pelo menos respeite as pessoas apreciam esse tipo de canção.
    abraços a todos!

    Responder
  10. 9 de março de 2010

    AO IMBEÇIL QUE FEZ O PRIMEIRO COMENTARIO SOBRE LEONARDO… o comentario PANICO NA TV , TU DEVE SER UM PAULISTINHA OU UM CARIOCA COM LINGUA PRESA …..PRA SUA INFORMAÇAO ESSE CARA FOI UM GUAPO DA MUSICA GAUCHA NO MINIMO TU GOSTA DE DANÇAR E REBOLAR NA BOQUINHA DA GARRAFA…TROXA.

    Responder
  11. volmir marques
    9 de março de 2010

    o loco do primeiro comentario perdeu uma grande oportunidade de fechar a matraca, mal sabe ele que este cara é o cara gaucho acima de tudo, estamos de luto; va com deus

    Responder
  12. mauricio
    10 de março de 2010

    fica o legado de quem lutou contra modistas e sircunstanciais pois quem nao gosta do nativismo gaucho nao conhece pureza e nao gosta de musica boa .

    Responder
  13. gaucha tchê
    10 de março de 2010

    só pode ser um “SEM CULTURA” que escreveu o primeiro comentário, deve ser fã de funk, pagode, forró, axé e afins…vai mora na rocinha guri. Quanto ao Leonardo todos os “gaúchos” verdadeiramente gaúchos lamentam muito essa perda..

    Responder
  14. gaucha tchê
    10 de março de 2010

    só pode ser um SEM VCULTURA que escreveu o primeiro comentário, deve ser fã de funk, pagode, forró, axé e afins…vai mora na rocinha guri. Quanto ao Leonardo todos os gaúchos verdadeiramente gaúchos lamentam muito essa perda..

    Responder
  15. Débora
    10 de março de 2010

    Uma grande perda para a música gaúcha. :(
    Leiam no blog do meu primo a homenagem feita a ele:
    blogdocampeiro.blogspot.com

    Responder
  16. Celso
    12 de março de 2010

    LEONARDO, QUE ORGULHO PRO NOSSO SUL,

    O SUL É O MEU PAIS, PANICO NA TV VOCES SÃO LIXO, DEVE SER CARIOCA OU QUALQUER PORCARIA ALEM DA DIVISA DO PARANA

    Responder
  17. Zeno Silveira
    13 de março de 2010

    Sou natural de Florianópolis, numca morei no Rio Grande do Sul, mas tive o prazer de apertar a mão deste tradicionalista, e, lamentei sua morte, ao tomar conhecimento através da rádio rural ( via antena parobolica), da qual sou ouvinte diário. Quem conhece seu trabalho sabe que jamais será esquecido e muitos troféus serão levantados futuramente por interpretes de suas letras.
    Qto a este tal “panico na tv”, é o legítimo, pra ser tratado e espora e mango, para aprender a respeitar e essência de uma pessoa que doou sua vida na defesa de uma cultura.

    Responder
  18. bruna piresp
    13 de março de 2010

    Foi uma perda muito grande,eu estou bem triste porque eu e minha mãe ouviamos as musicas dele ! estamos bem emocionadas.

    Responder
  19. vanderlei xisto
    14 de março de 2010

    gostaria de dar os pesâmes a este infeliz que fez o comentario como panico na tv, que disse ser lixo a musica eterna e poética deste ícone da musica regional gaucha. Só pra teu governo, nós gauchos temos historia,sentimentos e inteligencia pra contar as coisas de nosso pago, através de musica ou poesias, ao contrario de voce que nem identidade tem ou quem sabe te falta coragem pra se identificar. Pessoas como voce que não tem identidade, devem engolir as palavras e lavar sua boca imunda pra falar sobre o Rio Grande e nossa gente. Fica de boca calada, e voce se tornará um poeta, pois imagino os que convivem com pessoas como voce..no minimo devem ser lixos tambem…Viva o meu amado torrão gaucho e viva todos os que ajudam a construir a historia deste que é o estado mais culto de todo o país.Rio Grande, mesmo estando longe, tu esta sempre no meu peito!!!!!!

    Responder
  20. zaidah
    8 de abril de 2010

    Leonardo o maior e melhor cantor nativista do Rio Grande do Sul,Leonardo sempre estara vivo em nossas lembranças!!O primeiro comentário no mínimo deve ser de um desgarrado e manuciador de potrancas! Que fique na sua pobre ingnorância!! E Viva a Bombacha!!

    Responder
  21. nogueira
    14 de julho de 2010

    grand perda o povo regionalista sofre com o começo da vida eterna,que o meu grande idolo leonardo começou a trilhar, com o fim de sua jornada aqui na terra. marco que jamais desapareçera da memoria do povo gaucho que se presa pela boa musica gaucha!

    Responder
  22. NINE
    29 de julho de 2010

    TO FORA TO RIO GRANDE,MAS NUNCA DEIXAREI DE SER GAUCHA.POIS AMO MINHA TERRA E MINHA GENTE.SENTI MUITO PESAR,EM SABER SO AGORA A MORTE DE LEONARDO.QUE SO TROUXE CULTURA E AMOR PELO NOSSO RIO GRANDE.E PARA O IDIOTA DO PRIMEIRO COMENTARIO,BEM QUE PODERIA FICAR DE BICO FECHADO……………
    IMBECIL QUE NAO CONHECE NADA

    Responder
  23. jair
    1 de agosto de 2010

    sou paranaense, conheci o cantor leonardo tenho ate um autografo dele nos paranaense adoramos as musicas dele e so prestar atençao na letra da musica nao e lixo igual pagode e fanque.

    Responder
  24. Voltaire
    9 de setembro de 2010

    O que eu não consigo entender é como um retardado tem a coragem de deixar um comentário aqui dizendo que as músicas de Leonardo eram um lixo, que eram musiquinhas, só pode ser um guri abobado ou uma adolescente que não entende nada de nada, pois deveriam existir mais pessoas como Leonardo, que dedicou a vida a cultura gaúcha, as coisas do Rio Grande do Sul e compês tantas canções maravilhosas e emocionantes, não só ganhadoras de prêmios mas que se tornaram marcantes na vida gaúcha.
    Acho que as pessoas que se dispõem a postar comentários idiotas, como esse, deveriam estudar um pouco e aprender alguma coisa da vida pra não dizer besteira, nem ficar querendo aparecer pra outros retardados do mesmo calibre.

    Responder

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo