08.05 - Sorrir
  • Page Views 1503

Prática baseada em evidências

Na última semana estive assistindo a um curso em São Paulo direcionado à pesquisa científica. Há um certo estranhamento geral quando eu a conto às pessoas que estou estudando como fazer pesquisa científica. Existe um porquê, mas afinal, por que médicos, dentistas e profissionais da saúde em geral precisam entender de pesquisa científica?

Vamos primeiro esclarecer para quem não sabe: pesquisa científica é um estudo que é feito em prol da comunidade, realizado em diversas áreas. Pode ser realizada em animais, em laboratórios, analisando grupos de pessoas.

Há cerca de um ano, o governo disponibilizou gratuitamente uma importante base de dados em seu site para profissionais da área da saúde. Isso quer dizer que o governo do Brasil paga (o que não deve ser pouco!) para que o seu médico, seu dentista, seu fisioterapeuta e etc, tenham acesso a todos os tipos de pesquisas realizadas pelo mundo.

Além do mais o governo têm distribuído bolsas de estudos e verbas para universidades invistam em pesquisa.

Mas por que isso é tão importante?

Porque a pesquisa não pára! Há todo o tempo, em algum lugar do mundo, existe algum cientista pesquisando, testando, avaliando e muitas vezes criando novos medicamentos, descobrindo novas doenças, novos materiais, novas técnicas e novos tratamentos. Para receber essas informações, os profissionais precisam estar preparados para ler e compreender um estudo científico, e analisar criticamente os resultados, afim de aplicá-los, ou não, na prática clínica. E é isso que possibilita que se possa diagnosticar doenças, descobrir qual o tratamento mais indicado que a medicina oferece na atualidade, enfim, que a medicina como um todo evolua!

Sendo assim, é essencial que tais profissionais estejam sempre atualizados e que façam pesquisas de casos semelhantes quando estiverem diante de um paciente onde se tenha a dificuldade de diagnosticar uma doença.

Isto é ciência. É responsabilidade. É amor ao próximo!

FOTO: ilustrativa / info.abril.com.br

Share This Article

Dicas para acertar neste Dia das Mães

Next Story »

Arma feita em impressora 3D dispara balas de calibre 22

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo