o tempo e o vento 2
  • Page Views 4448

Gravação do filme “O Tempo e o Vento” chega ao fim com elenco orgulhoso

Foram mais de dois meses de filmagens, que se dividiram principalmente entre Bagé, onde foi construída a vila cenográfica de Santa Fé e Pelotas.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Na última semana de filmagens em Bagé, o longa O Tempo e o Vento reproduz a parte real da obra de Erico Verissimo.Para dar mais realidade, 50 índios guaranis participaram da cena que terminou com a aldeia destruída pelo fogo.

As gravações da equipe do filme do diretor Jayme Monjardim encerram nesta quinta-feira, dia 31. Foram mais de dois meses de filmagens, que se dividiram principalmente entre Bagé, onde foi construída a vila cenográfica Santa Fé, Candiota e Pelotas, que teve os seus antigos casarões transformados em set.

Muita concentração, ensaio e captação de imagens por vários ângulos. Quando Monjardim gritou “corta” em uma das últimas cenas, a equipe reagiu aplaudindo fortemente os colegas de elenco, mostrando orgulho no trabalho realizado.

A atriz Janaína Kremer, 39 anos, nasceu e cresceu na cidade do sul do Estado. Das lembranças de infância, um casarão na Estrada da Costa. Era a Charqueada São João, hoje, cenário para sua personagem. Em O Tempo e O Vento, Janaína interpreta Bibiana em meia-idade, entre as fases vividas por Marjorie Estiano e Fernanda Montenegro.

Quando saiu de Pelotas, aos 21 anos, para estudar jornalismo em Porto Alegre, Janaína não imaginava que se tornaria atriz. Na metade do curso, decidiu que queria ser roteirista e para aprender mais sobre a profissão se inscreveu em uma oficina de atores.  Fez um teste para O Tempo e O Vento. A ideia dos produtores de elenco era apresentar atores gaúchos para o diretor Jayme Monjardim. Um mês depois, recebeu a notícia: viveria uma das fases da principal personagem do filme.

“Fiquei bem assustada na hora, pelo tamanho da produção e do personagem, mas principalmente por compartilhar um mesmo personagem com a Fernanda Montenegro. Para mim, a sensação é como para um músico abrir um show do Mick Jager,”diz.

A história da terra gaúcha que também será exibida como minissérie

Na história, o Farrapo guerreiro da revolução, Capitão Rodrigo Cambará volta à vila de Santa Fé para enfrentar os Amarais, que ainda continuam fieis ao império. Na invasão ao sobrado da família, duela e crava a espada no peito do Coronel Ricardo Neto.

Mas, antes mesmo de comemorar a morte do seu pior inimigo, é surpreendido por um tiro nas costas, disparado por Bento, o jovem Amaral que carrega no rosto a marca de um antigo duelo, uma cicatriz em forma R, incompleto. É a morte de Rodrigo e a última cena de Thiago Lacerda em O Tempo e O Vento.

“Preparei-me durante cinco anos para viver este personagem. O Capitão Rodrigo é como um Hamlet brasileiro, o “buenas e me espalho” é uma espécie de “ser ou não ser” da nossa literatura, que, todo mundo conhece e até hoje reproduz ,”diz Thiago Lacerda.

Para recontar a saga da Família Terra Cambará, no trecho que se estende das Missões até o final do século 19, Monjardim usa como grande eixo a história de amor entre Capitão Rodrigo e Bibiana. As últimas cenas são filmadas na Charqueada São João, em Pelotas, no mesmo lugar onde os trabalhos começaram, no fim do mês de março.

Foram filmadas as cenas do casamento de Luzia (Mayana Moura) e Bolívar (Igor Rickli) e o baile oferecido pelo casal. Para os próximos dias estão previstas sequências de diálogos entre os moradores do Sobrado de épocas diferentes, serão filmadas a cena do enterro de Licurgo, filho de Bolívar e Luzia, e também a saída de Bolívar de casa, que antecede a sua morte.

Previsto para chegar aos cinemas no primeiro semestre do ano que vem, O Tempo e O Vento também será exibido na televisão, como minissérie da Rede Globo, com estreia programada para o final de 2013 ou início de 2014.

Informações de Zero Hora

FOTOS

reprodução / uol   

Joba Migliorin / especial (foto em que aparecem Cleo Pires e Suzana Pires com a preparadora de elenco da produção)

Share This Article

Previsões de 28 de maio a 03 de junho pelo Campo Magnético

Next Story »

Dia dos Namorados chegando…

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo