30.08 - Cadeirinha
  • Page Views 1548

Trânsito: Obrigatoriedade de cadeiras para crianças começa dia 1º

Motoristas que costumam transportar crianças no carro têm até quarta-feira para adquirir aparelhos de segurança. Em Novo Hamburgo, multas serão aplicadas com rigor.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A partir da próxima quarta-feira, dia 1°, as crianças de até sete anos e meio não poderão mais andar banco de trás do carro sem as cadeirinhas especiais.

Quem não cumprir a regra corre o risco de levar uma multa gravíssima, pagar R$ 191,54 e ganhar sete pontos na carteira.

As cadeiras variam de acordo com peso e idade da criança. Até um ano, são do tipo “bebê conforto” (foto), com o assessório virado de costas para o motorista e de frente para o banco de trás do carro, preso ao cinto de segurança.

Crianças com idade entre um e quatro anos devem usar as cadeirinhas presas ao cinto. De quatro anos a sete anos e meio já é possível usar os chamados assentos de elevação e usar o cinto de segurança dos veículos.

As novas regras estão previstas na resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, aprovada em 2007. O texto previa uma adaptação de dois anos. A fiscalização deveria ter começado em junho, mas foi adiada para setembro.

A regra, no entanto, livra ônibus e peruas escolares da obrigação. O CONTRAN já avisou que vai estudar como estender a regra para este tipo de veículo de transporte.

Fiscalização em Novo Hamburgo

O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Novo Hamburgo, Fernando Farias, informou ao Portal novohamburgo.org que, diferentemente da cidade de São Paulo, onde as multas somente serão aplicadas a partir do dia 12, motoristas que trafegarem em Novo Hamburgo fora da nova regra estarão, a partir do dia 1°, passíveis de multa.

“O período de orientação já passou. Este trabalho vinha sendo feito através da entrega de folders, por exemplo, desde junho, quando o prazo foi prorrogado”, pontuou o secretário.

Farias também relembra que, “assim como não se faz blitz para flagrar motoristas sem cinto de segurança, não será realizada nenhuma operação especial buscando condutores que estejam com crianças sem cadeirinhas”.

Confira as indicações de equipamentos para as crianças:

Com informações de portal R7

FOTOS: DETRAN e GettyImages

Share This Article

Duas em cada dez indústrias fecharam as portas em Porto Alegre na última década

Next Story »

Endividamento atinge mais da metade de famílias brasileiras

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo