30.08 - Fábricas
  • Page Views 1250

Duas em cada dez indústrias fecharam as portas em Porto Alegre na última década

Secretário municipal de Indústria e Comércio afirma que espaço da cidade já não comporta grandes fábricas e pontua necessidade de indústrias de alta tecnologia.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Em dez anos, o número de indústrias em Porto Alegre caiu 17%. Além disso, o secretário municipal de Indústria e Comércio observa que empresas de comércio e serviços não ocuparam este mercado deixado pelas fábricas.

Valter Nagelstein vê a reversão desse processo apenas com indústrias de alta tecnologia já que o espaço da cidade não comporta mais grandes fábricas. O secretário admite que é preciso criar políticas públicas para atrair essas empresas, que incluam a concessão de incentivos tributários.

“Cidades de médio e grande porte não têm mais como receber as indústrias tradicionais, ‘de chaminé’. Precisamos de indústrias de alta tecnologia, que têm valor agregado e geram empregos com remuneração mais alta também”, pontua o secretário .

A Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio – SMIC prepara um projeto de Lei Geral de Inovação para enviar ainda neste ano para a Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

A SMIC organiza ainda um estudo sobre o mercado informal da Capital gaúcha. Estima que, para cada empreendedor legalizado, há um informal. Porto Alegre tem atualmente 200 mil alvarás.

Houve um aumento de 29,64% do número de alvarás concedidos em julho com relação a junho. A maior parte dos alvarás concedidos é de serviços (41%) e em seguida comércio (33%).

Em relação a julho de 2010, o número de alvarás concedidos para a indústria aumentou 9,68% e comércio caiu 1,18%.

Informações de ClicRBS

FOTO: ilustrativa / stock.xchng

Share This Article

Brasileirão 2010: Veja os gols da 17ª rodada

Next Story »

Trânsito: Obrigatoriedade de cadeiras para crianças começa dia 1º

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo