pio XII
  • Page Views 222

Under Control: o sonho que pulsa e brilha há 16 anos

A Under Control equipe de Robótica Educacional do Ensino Médio do Colégio Marista Pio XII, de Novo Hamburgo, segue fazendo história como um dos principais times brasileiros e do mundo na modalidade. No último fim de semana, o grupo foi campeão da etapa regional de New York Tech Valley, da FIRST Robotics Competition, o que garantiu o quinto título internacional da equipe e mais uma vez a vaga para o campeonato mundial, que esse ano será disputado em Houston, também nos Estados Unidos, entre os dias 18 e 21 de abril.

Na cidade texana, os 25 integrantes da delegação brasileira chegam prestigiados pelo Chairman’s Award, também obtido na etapa de New York. Esse é o prêmio de maior prestigio da competição por reconhecer a equipe modelo para todas as outras. No mundial, o time buscará superar as quartas de final, resultado que conseguiu em 2015 no mesmo evento e que hoje permanece como a melhor posição já obtida por uma equipe do Brasil na última década. Antes de embarcar para o destino final, os estudantes disputam até o dia 24/3 a regional de Iowa, a fim de acertar todos os detalhes para o principal compromisso do mês seguinte.

Dedicação até nas férias

O sucesso da Under Control não é por acaso. Como de praxe, a equipe multicampeã que já acumula 16 anos de história, trocou as férias pelo sonho de ir mais longe. Foram seis semanas intensas de trabalho em equipe para construir e preparar o robô para o desafio da competição este ano, que é baseado em jogos de videogame arcade.

A equipe construiu um protótipo que precisa empilhar a maior quantidade de cubos nas balanças distribuídas na pista. Para conquistar pontos, o time precisa que o seu lado da balança esteja mais pesado que o dos adversários. Foram utilizados mecanismos de elevador para subir os cubos, e de garra, para puxar o material. Confira o vídeo que apresenta o desafio da competição.

Superbowl dos inteligentes

O campeonato mundial da FIRST conta com a presença de celebridades da ciência e tecnologia, além de CEOs de diversas empresas que vão até o evento prestigiar os jovens que são a elite da ciência e tecnologia do Ensino Médio. O evento é apelidado de O Superbowl dos Inteligentes pela sua dimensão e grandiosidade. Os vencedores entram para o Hall da Fama da FIRST, têm garantida para sempre a presença na etapa mundial e ainda recebem a oportunidade de visitar o presidente dos Estados Unidos na Casa Branca.

Informações:http://colegiomarista.org.br/pioxii

Share This Article

Em São Paulo: alunos da IENH apresentam projeto sobre alternativa ecologicamente correta na FEBRACE

Next Story »

Apagão: Estados do Norte e Nordeste estão sem luz

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo