26.09-Coros
  • Page Views 446

Município vai sediar 50º Festival de Coros do Vale do Sinos

Entre os dias 21 e 23 de outubro, Novo Hamburgo vai celebrar, em grande estilo, o cinquentenário do Festival de Coros do Vale do Sinos. Cerca de 550 coralistas, divididos em 20 corais, se apresentarão durante três dias no Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Eng. Ignácio Cristiano Plangg, 66 – Centro), às 20 horas, com entrada gratuita (pessoas com reserva têm preferência na entrada). A realização é da Associação de Coros de Novo Hamburgo (ASCOR-NH) com o apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT).

Essa edição do festival terá, além dos corais da região, dois grupos convidados: Madrigal Scala, de Belo Horizonte (MG) e coral Arpacanto, de Montevidéu. Na programação, os coros apresentam desde peças clássicas, de Mozart e Wincenty Kielczy, até composições contemporâneas que ganharam notoriedade por meio de Elvis Presley, Michael Jackson, Vinícius de Moraes, Duca Leindecker, Elton Saldanha entre outros.

Para o presidente da ASCOR-NH, Carlos Alberto de Souza, o movimento Canto Coral é algo que vai além do campo profissional. “Sou imensamente grato por todos os benefícios que o Canto Coral tem proporcionado as minhas filhas, meus amigos e a todas as pessoas que tive o prazer de conviver nestes 50 anos junto ao movimento”, destaca.

O ingresso gratuito, que garante preferência na entrada do festival, está disponível na portaria do Centro de Cultura (Rua Eng. Ignácio Cristiano Plangg, 66 – de segunda a sexta, das 8 às 18 horas).

Patrimônio Imaterial

O Canto Coral, é oficialmente, patrimônio imaterial do Município. Tombado pela Lei 2585/2013, teve início em 1824, e os imigrantes trouxeram a “Hausmusik” (a música caseira) e o “Lied” (canto). Atualmente, Novo Hamburgo possui cerca de 80 coros, se tornando referência no segmento. Para o titular da Secretaria de Cultura, Carlos Mosmann, os coralistas trazem uma significativa herança cultural. “O Canto Coral mostra, acima de tudo, a força de um legado vivo, que se desenvolve e aperfeiçoa, cultivado com amor e dedicação notáveis”, destaca.

25 anos do Projeto Canto Coral das Escolas Municipais

Paralelo a 50ª edição do Festival de Coros do Vale dos Sinos, acontece o XVIII Festival de Coros das Escolas Municipais de Novo Hamburgo, nos dias 22 e 23, às 14 horas, no Teatro Paschoal Carlos Magno. O evento também é uma comemoração aos 25 anos do Projeto Canto Coral nas escolas, da Secretaria de Educação (SMED), coordenado pela professora Neusa Machado. “Por meio do Projeto Canto Coral demos a oportunidade de cerca de 13 mil alunos aprender e vivenciar a música”, explica a coordenadora. O evento é uma realização da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação, Escola de Artes Carlos Alberto de Oliveira com o apoio da ASCORNH e SECULT.

Programação 50º Festival de Coros do Vale do Sinos

Quarta-feira, dia 21 – 20 horas

Coral Amigos da Câmara

Coro a Capella Luizinho

Coral Prontomed

Projeto de extensão Movimento Coral Feevale

Madrigal Scala (MG)

Quinta-feira, dia 22 – 20 horas

Cantalomba

Camerata Hamburgo

Cantares

Grupo Vocal Liberato

Coro Municipal de Ivoti

Vozes da Porteira

Coro Aparcanto (Uruguai)

Sexta-feira, dia 23 – 20 horas

Coro Municipal Infanto-Juvenil da Smed

Coro de Vozes Masculinas de Novo Hamburgo

Coral União

Vocal Crossover

Vocal Phoenix

Coro Júlio Kunz

Coral Unisinos

Coro Aparcanto (Uruguai)

Share This Article

Adiante seu relógio em uma hora hoje à noite

Next Story »

Augusto Cury no Teatro Feevale

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo