nacional_el_pais

Jornal uruguaio provoca: “Nacional é o único grande na Libertadores”

‘El Pais’ anuncia estréia do tricolor do Uruguai e reclama ausência dos times que considera tradicionais como argentinos Boca, River e Independente na competição continental.

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org

Que brasileiros e argentinos sustentam uma rivalidade histórica, todo mundo sabe.

De onde veio? Colonização da América do Sul? Culturas diferentes? O certo é que no futebol o maior orgulho do Brasil é vencer a Argentina. E vice-versa, é claro!

Leia Mais

Conheça a página eletrônica do jornal El Pais na Internet

A novidade é que agora “los hermanos” ganham um aliado. Trata-se do Uruguai. Além de ostentar a condição de favorito à Libertadores 2010, a imprensa uruguaia ainda reclama a ausência de times que considera “tradicionais” na competição continental esse ano. O detalhe é que cita apenas argentinos: Boca Juniors, River Plate, Racing e Independente. E não é só isso. Diz ainda que o único “grande” é o atual campeão Estudiantes de La Plata, por coincidência, da Argentina.

Ao anunciar a estréia do Nacional, um dos clubes mais populares do Uruguai, ao lado do Peñarol, o jornal El Pais provoca os brasileiros:

“É o único grande que permanece em pé no continente. Nacional carrega a mochila dos que não estão. Nem Boca, nem River, nem Racing, nem Independiente serão protagonistas na Copa Santander Libertadores. Estará o último campeão, Estudiantes de La Plata, e ninguém mais. Ninguém que tenha o histórico nem a trajetória do tricolor. Por isso o sonho copeiro que se inicia esta tarde no Parque Central tem seu sustento.”

A ousadia é tão grande que a provocação transcende o caráter implícito. Deduz-se, pela matéria, que nenhum dos clubes brasileiros que disputam a Libertadores é grande. Vale lembrar que dos cinco, apenas o Corinthians não é campeão da América. O São Paulo tem três conquistas e o Cruzeiro duas. Flamengo e Internacional venceram uma vez cada.

INTER É APONTADO COMO FAVORITO

Para amenizar a provocação, o jornal uruguaio aponta dois brasileiros como favoritos para vencer o torneio esse ano. Não os considera grandes, mas cita Cruzeiro e Inter:

“Nacional quer meter-se outra vez na briga pela Copa. Não quer ser mais um, pretende ser protagonista, ser um dos candidatos ao título, como bem podem ser o Cruzeiro, de Belo Horizonte, e o Inter, de Porto Alegre”

O tricolor do Uruguai não é o que se pode chamar de especialista em Libertadores. Tem três títulos, mesma quantidade dos são-paulinos, maior vencedor brasileiro. Também representam os uruguaios no torneio o Cerro – adversário do Inter –, que só disputou antes em 1995, e o Racing. O tradicional Peñarol está fora.

O Nacional de Montevidéu estréia nesta quinta-feira, dia 11. Recebe o Deportivo Cuenca, às 19 horas (horário de Brasília). Quem quiser conferir se os uruguaios estão mesmo com a bola toda pode assistir a partida ao vivo pelo canal por assinatura SporTV.

Com informações do ClicEsportes

FOTOS: reprodução / El Pais / S.C. Internacional

Share This Article

Brasil segue em segundo no ranking e Espanha ainda lidera

Next Story »

C. Ronaldo é o jogador mais bem pago do mundo

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo