Ernesto Frederico Scheffel

Scheffel: muito além do seu tempo

Artista multifacetado, Ernesto Frederico Scheffel fala ao portal em imperdível e exclusiva entrevista

Pintor, restaurador, músico, compositor. Este é Ernesto Frederico Scheffel. Na verdade, um multiartista, pessoa além do seu tempo.

Talento capaz de evocar o passado, de reproduzir o presente e de revolucionar o futuro. Aos 80 anos, igual quando ainda menino, Scheffel é sinônimo de provocação.

Nascido em Campo Bom, o artista tem Novo Hamburgo por adoção e, há quase 50 anos, a Itália por opção. Ele foi entrevistado pelo jornalista Rafael Geyger, pelo repórter fotográfico e amigo Gilberto Winter, e pelo diretor do portal novohamburgo.org, Rodrigo Steffen, para a seção Perfil.

Quando a equipe do portal chegou ao Museu de Arte que leva o seu nome, na rua General Daltro Filho, encontrou um Scheffel muito animado, sempre muito bem-humorado e receptivo. Em sua passagem pela cidade, de duração ainda indefinida, ele atendeu aos entrevistadores em seu atelier, no terceiro piso, em lugar muito bonito e organizado, como todo o prédio, mas ainda mais com a sua cara.

A entrevista foi concedida junto a uma mesa antiga, com vista para o belo jardim dos fundos. E Scheffel atendeu ao portal emoldurado por uma de suas belas obras, a Paisagem Toscana, um óleo sobre tela de 1964, em Florença.

Com uma quantidade grande de fotos, documentos e manuscritos, o artista se adiantou a falar de alguns de seus mais recentes projetos antes de contar um pouco sobre a sua vida, que completa 80 anos em outubro próximo, em uma história de carinho que se confunde com a de Hamburgo Velho e, por conseqüência, com a de Novo Hamburgo.


Multímídia: Vídeo especial desta entrevista



Ernesto Frederico Scheffel.

Entrevista realizada no dia 29/08/2007, no Museu de Arte Scheffel.

Turismo