Capturar
  • Page Views 168

Mutirão de ecografia no Município acontece em maio

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde, promove um mutirão de ecografias transvaginais em maio. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Antônio Fagan, a realização de mutirões tem o objetivo de desafogar a rede pública municipal. São cem os exames ofertados mensalmente por clínicas especializadas no procedimento, via convênio com a Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo. Com o mutirão, em maio, o número será de 400 atendimentos. “O objetivo é reduzir a demanda reprimida e, assim, tornar o sistema mais ágil para novos encaminhamentos de exames”, assinala o médico e titular da pasta.

É importante destacar que todas as mulheres atendidas pelo mutirão de ecografia transvaginal serão avisadas, por telefone e antecipadamente, sobre o dia e o horário do procedimento. O contato será feito por atendentes da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS). A paciente terá de confirmar, no momento do telefonema, o seu comparecimento ao exame.

A ecografia (ou ultrassom) transvaginal é um dos métodos mais eficientes para diagnósticos de anormalidades em órgãos da anatomia feminina. O exame, rápido e seguro, detecta tumores, infecções, além das causas de sangramentos vaginais fora do período menstrual e até mesmo de infertilidade. Uma sonda especial é utilizada para captar as imagens de útero, ovários, trompas e colo do útero. Os resultados das análises de imagens são depois emitidos em laudos pelo médico especialista.

Redução em exames oftalmológicos

No mês de março, a Secretaria de Saúde diminuiu a sua lista de espera na especialidade oftalmológica de retinólogo, com consultas de agenda extra em duas clínicas de Novo Hamburgo. Na ocasião, foram mais de cem atendimentos realizados por meio dos convênios com a pasta.

 

Share This Article

Suspeito é preso com pistola israelense e escopetas no bairro Canudos

Next Story »

Baleia Azul, um jogo perigoso e pode levar ao suicídio

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo