FPR
  • Page Views 770

Fundação Scheffel abre Temporada Cultural 2013 com pianista português

Evento homenageia 35 de atividades da fundação. Imagens que ilustrarão convites são obras do artista E. F. Scheffel, inéditas ao público. Confira programação para próximos messes.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O Museu de Arte Scheffel abre a Temporada Cultural 2013, apresentando o pianista português Filipe Pinto-Ribeiro, que interpretará obras de Chopin, Beethoven, Vianna da Motta, Scriabin e Liszt.

A Temporada Cultural 2013 homenageia os 35 de atividades da Fundação Scheffel. As imagens que ilustrarão os convites são obras do artista E. F. Scheffel que fazem parte do seu acervo pessoal, portanto inéditas ao público.

Filipe Pinto Ribeiro nasceu em 1975, na cidade de Porto (Portugal) e estudou no Conservatório Tchaikovisky de Moscou. Como intérprete tem desenvolvido intensa atividade solística e camerística, abrangendo um vasto repertório que se estende do barroco até a música contemporânea.

O curador da Sociedade de Amigos da Fundação Scheffel, Ângelo Reinheimer, mostra otimismo para com o evento.  “Nossa expectativa é sempre boa, tivemos a sorte de nas ultimas edições ter a casa cheia,” afirma. “É bom que as pessoas saibam que a entrada é franca, cultura nunca é demais,” ressalta.

 

Pianista Filipe Pinto Ribeiro – Entrada Franca

1º de julho, às 20h30min – Segunda-feira

– Auditório Adão Adolfo Schmitt

– Museu de Arte Scheffel

– Rua General Daltro Filho, 911

– Hamburgo Velho – Novo Hamburgo

Repertório

Parte I

Frédéric Chopin – Fantasia-Improviso Op. 66

Ludwig van Beethoven – Sonata N. 23 Op. 57 “Appassionata”
1. Allegro assai
2. Andante con moto
3. Allegro ma non troppo

Parte II

Alexander Scriabin – 3 Mazurcas Op. 3

José Vianna da Motta – Barcarola Op. 1 N. 1 e Cena Portuguesa Op. 9 N. 2 (Chula)
Franz Liszt – Rapsódia Espanhola S. 254

Programação para os próximos meses

Agosto – Recital de piano

Lília Salsano é uma das mais notáveis pianistas latino-americanas da atualidade. Iniciou seus estudos de piano na Argentina com a professora Elda Ricci de Vieri e aperfeiçoou sua formação com Pavel Gililov (Rússia), Peter Eicher (Alemanha) e Daniel Rivera (Itália).

Como solista tem se apresentado em importantes salas de concerto na Argentina, Brasil, Luxemburgo, Espanha e Bélgica.

Setembro – Concerto

A Orquestra de Câmara FUNDARTE tem contribuído de maneira significativa para o crescimento cultural do Rio Grande do Sul, abrindo mercado de trabalho para jovens músicos e levando a música erudita a todas as regiões do Estado. Regida pelo maestro Antônio Borges-Cunha, a Orquestra já acompanhou talentos do cenário internacional como Martha Argerich, Nelson Freire e Miguel Proença.

Outubro – Concerto

O grande diferencial da Orquestra Opus de Belo Horizonte é o repertório voltado para a música brasileira, clássica e erudita. Fundada em outubro de 2006, já se apresentou em mais de 70 cidades brasileiras, também no ano de 2012 realizou tournée por dez países europeus. A Orquestra já acompanhou artistas como Milton Nascimento, Fafá de Belém, Derico Sciotti, Ulla Benz, Jasmin Gottstein, Márcio Carneiro, Knut Andreas, entre outros.

Novembro – Recital de piano

O pianista polonês Marian Sobula é formado pela Academia de Música de Cracóvia na classe do professor Andrzej Pikul e pós graduado pela Accademia Santa Cecília de Roma, onde foi orientado pelo professor Sergio Perticaroli. Desde 2009, é presidente da Associação de Arte PianoClassic e diretor artístico do Festival Internacional de Piano Cidade Real de Cracóvia. Em 2010, Ano Chopin, realizou inúmeros recitais e concertos pela Europa e América.

Dezembro – Concerto de Natal

Acontece tradicionalmente na Igreja Evangélica Três Reis Magos, construída na década de 1920,em Hamburgo Velho, também conhecida como Igreja do Relógio.

Além de sua excelente acústica, possui o maior órgão de tubos da região, construído na década de 1930 pela empresa J. Edmundo Bohn. No programa do concerto, tradicionais canções natalinas e peças de compositores como Bach, Haendel e Mozart. *A confirmar corais e músicos.

FOTO: divulgação / FEFS

Share This Article

Ministério da Saúde anuncia 12 mil vagas de residência médica para até 2017

Next Story »

Câmara de Santa Maria segue ocupada por manifestantes

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo