27.01 - Santa Maria
  • Page Views 70

Tragédia em Santa Maria, com mais de 200 mortos em boate, é a maior do Rio Grande do Sul

Resgate dos corpos foi encerrado na manhã deste domingo – de acordo com relatos, muitos telefones dos mortos no ginásio tocam sem parar. FGF cancelou a rodada deste domingo do Campeonato Gaúcho.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O incêndio que atingiu a boate Kiss em Santa Maria, com 245 mortos confirmados até o fim da manhã deste domingo, dia 27, é a maior tragédia da história do Rio Grande do Sul. O fogo começou nesta madrugada.

Segundo o jornal Zero Hora, até então, a maior tragédia do Estado era a morte de 51 pessoas no acidente com um avião quadrimotor que viajava do Rio de Janeiro a Porto Alegre e chocou-se contra o Morro do Chapéu, em Sapucaia do Sul. O caso aconteceu em 28 de julho de 1950.

O resgate de corpos na boate foi encerrado. Pouco depois das 10h30min, equipes de resgate iniciaram a quarta busca de vítimas. A última busca por vítimas durou cerca de 15 minutos. Os corpos foram encaminhados ao Centro Desportivo Municipal.

Há luvas, máscaras, garrafas e copos de água, restos de roupa e pilhas de sapatos espalhados pelo local, segundo a repórter Ananda Müller, da rádio Gaúcha. As vítimas morreram intoxicadas, e não carbonizadas, o comandante-geral do Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Guido de Melo.

Telefones das vítimas tocam sem parar

Na tentativa de identificar os nomes, o Instituto Geral de Perícias – IGP tem colocado documentos de identificação — como identidade, carteira nacional de habilitação, entre outros — e celulares foram colocados nos peitos destas vítimas. De acordo com relatos de servidores do IGP, muitos telefones dos mortos no ginásio tocam sem parar.

Inicialmente, a perícia fará a identificação dos mortos que estavam com documentos de identificação. Em um segundo momento, o IGP deve fazer o reconhecimento daqueles corpos que não tenham identificação. Para isso, deve ser solicitada a ajuda de familiares e amigos no reconhecimento dos corpos.

FGF cancela rodada do Gauchão

A Federação Gaúcha de Futebol – FGF cancelou a rodada deste domingo do Campeonato Gaúcho em solidariedade aos familiares das vítimas. De acordo com o vice presidente da FGF, Luciano Dahmer Hocsman, a previsão é de que os jogos ocorram na Quarta-Feira de Cinzas, em 13 de fevereiro.

Hocsman disse que o momento é de muito pesar para o povo do Rio Grande do Sul e que a tragédia envolvendo Santa Maria abala a todos os gaúchos. “Não tem como se jogar futebol hoje no Rio Grande do Sul”, afirmou Hocsman. A FGV está comunicando os clubes para que as delegações que estiverem que se deslocar retornem para suas cidades.

Presidente Dilma cancela agenda no Chile

A presidente Dilma Rousseff está acompanhando a tragédia desde as primeiras horas do dia quando, por telefone, ofereceu ao governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, “toda a ajuda necessária”. Ela cancelou a agenda no Chile para seguir para Santa Maria.

“Mobilizamos todos os recursos para o resgate dos corpos, que é o que temos para dar apoio às famílias”, disse Dilma Rousseff, em entrevista coletiva. “Nós estamos juntos. Temos que superar, mas mantendo a tristeza”, declarou emocionada.

Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, desde cedo Dilma determinou a todos os ministros que deem apoio em suas respectivas áreas. A presidenta, que participava no Chile da reunião da  Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos – Celac com a União Europeia – UE cancelou a participação hoje em três reuniões bilaterais com autoridades da Argentina, Letônia e Bolívia por causa da tragédia.

Informações de Zero Hora, Correio do Povo e Agência Brasil

FOTO: reprodução / surgiu.com.br

Share This Article

CataVida padroniza coleta seletiva no Centro de Novo Hamburgo

Next Story »

Tragédia em Santa Maria: Dono da boate e vocalista da banda são detidos

28 Comments

  1. Carlos
    27 de janeiro de 2013

    Que sirva de exemplo para os proprietario de clubes, etc, esta chegando o carnaval e esses locais ficam lotados, e fica os meus sinceros sentimentos.

    Responder
  2. ANISIO MENDONÇA
    27 de janeiro de 2013

    UM ANO DE PRISÃO POR MORTO EM SANTA MARIA/RS, PARA OS SEGURANÇAS QUE BARRARAM A SAÍDA, SE NÃO FOREM PRESOS IMEDIATAMENTE ESSES HOMICIDAS, EU PASSO A DESACREDITAR DEFINITIVAMENTE NA JUSTIÇA BRASILEIRA, JA SEM CRÉDITO A MUITO TEMPO.

    Responder
  3. Matheus
    27 de janeiro de 2013

    sem palavras para descrever o que sinto, Meus sentimentos

    Responder
  4. LENILDA
    27 de janeiro de 2013

    INFELIZMENTE PRIMEIRO ACOMTECE ESSAS COISAS PARA DEPOIS TOMAREM AS PRECAUÇOES DEUS TENHA MISERICORDIA DAS FAMILAS E DE COSOLO A ELAS MEUS SENTIMENTOS

    Responder
  5. 27 de janeiro de 2013

    q deus ajude essas pessoas q sobreviveram

    Responder
  6. 27 de janeiro de 2013

    como pode uma pessoa abrir uma boate sem autorisacão dos bombeiros

    Responder
  7. morena
    27 de janeiro de 2013

    meus sentimentos para a cidade…

    Responder
  8. Reinaldo Rafael
    27 de janeiro de 2013

    Isso e uma vergonha que aconteceu podia ser evitado si os seguranças tivesse liberado a saida, mas ha avareza e tanta que si perdeu muitas vidas que podia ser evitado!

    Responder
  9. Reinaldo Rafael
    27 de janeiro de 2013

    Sera que se fosse tudo parente dos seguranças eles tinham liberado ha saida

    Responder
  10. natalia
    27 de janeiro de 2013

    espero que . as autoridades tomen uma providencia mais energica .. no sentido de rigor com as casas no turnas pra mais segurança das pessoas ..e que os donos tenham mais responsabilidade e não pence só no dinheiro .como ficam esses pais agora??

    Responder
  11. sara
    27 de janeiro de 2013

    espero que sirva de lição para todos os propietarios dos clubes e também que Deus tenha misericórdia dessas famílias e de muita força para superar essa tragédia…

    Responder
  12. Cézar Alexsandro Borges da Cruz
    27 de janeiro de 2013

    Muita força para as famílias destes jovens que foram vítimas da negligência e da imprudência daqueles que visam apenas o lucro, sem pensar no Ser Humano.
    Assim como em qualquer área de prestação de serviço, também, neste caso, constatamos o quanto é imprescindível a qualificação dos profissionais da segurança e a capacitação permanente destes para eventos de grandes proporções.
    Segurança Pública, também se refere a prevenção de desastres como este de Santa Maria!

    Responder
  13. marcos antonio
    27 de janeiro de 2013

    foi uma tragedia verdadeira

    Responder
  14. Shirlley Assunçao
    28 de janeiro de 2013

    Que nosso Deus conforte cada coraçao,
    E mesmo com tantos choros,que a fé prevaleça!

    Responder
  15. ligia selvino
    28 de janeiro de 2013

    que deus ajude as familias que possao ser abençoados que deus console a todos

    Responder
  16. ana cristina alves
    28 de janeiro de 2013

    eu lamento muito por esses joves eu tenho 19 anos tenho uma filha e sei como uma mae se sente lamento por todos e deixo minhas sinseras condolencias

    Responder
  17. agnaldo rocha
    28 de janeiro de 2013

    foi o maior baque emocional que ja estive na minha vida, que DEUS confortem essas familias

    Responder
  18. nilciene
    28 de janeiro de 2013

    muito triste ñ tem como ñ chorrar quantas familias em luto q DEUS de o conforto.

    Responder
  19. erica
    28 de janeiro de 2013

    senhor consola o coração das pessoas que perderam seus anti queridos e familiares.pai que o senhor possa dar o refrigerio a essas pessoas.na verdade nao entendemos o porque essas coisas acontecem e nem porque elas acontecem.mais de uma coisa tenho a certeza todos nos estamos muito tristes pela existencia dos fatos.
    deixo para meditaçao as familias das vitimas um versiculo da bíblia que diz:
    salmo 138 v:7 andando eu no meio da angustia ,tu me revificaras.estenderas a mão contra a ira dos meus inimigos e a tua destra me salvará.
    um lamento um choro pela perda de milhares de vitimas e almas grandiosas para deus!!!

    Responder
  20. roselene bortolamedi
    28 de janeiro de 2013

    meus sinceros sentimentos meu esposo tem parentes no sul estamos chocados com esta tragedia que repercussou o mundo inteiro que deus confortem os coracoes de todas familias.

    Responder
  21. 28 de janeiro de 2013

    Estou estarrecido por esta tragédia que aconteceu em stmaria/rs,sou pai também de dois rapazes e fico no pé deles,eu estou muito sentido por tudo isso,meu sentimentos a todos os familiares dos mortos,gente vamos orar para que deus nós conforta nossos corações,que Deus abençoe a todos

    Responder
  22. alexandre lopes
    28 de janeiro de 2013

    que o espirito santo de Deus confórte o coração déssas pessoas que perderam seus fámiliares,e que os responsáveis venhan a ser púnidos no rigor da lei chega de tanta intolerância, éssa foi mais uma tragédia anunciada, devido as condições de segurança do local. estamos todos chocádos e sem palavras para descrever tamanha trágedia!!

    Responder
  23. ryan fonseca
    29 de janeiro de 2013

    uma mae chorando é´triste imagine 231…

    Responder
  24. bruna
    29 de janeiro de 2013

    Meus sentimentos as familias.

    Responder
  25. 29 de janeiro de 2013

    eu fiquei muito triste com tudo que acontece. é uma vergonha um dono d uma boate não te deixado as pessoa sair daquele lugar primeirante a vida depois o dinheiro,agora ele vai gastar. muito mais, eu queria ver ser fosse alguém da família dele .,ele ficou vivo. muitas família ficaram só a dor. e a saudade ferida. que não sicatrisa. .que descanse em paz. todos que morreu.abraço pra família. e amigos dos mortos.

    Responder
  26. Isabella
    30 de janeiro de 2013

    AO FAMILIARES QUE DEUS CONFORTE SEUS CORAÇÕES E VENHA FAZER JUSTIÇA POIS TANTOS JOVENS QUE TERIAM UM FUTURO PELA FRENTE E AGORA NADA! POR INEGLIGÊNÇIA DA SEGURANÇA MUITOS CHORAM,FICAREI SEM PALAVRAS SE A JUSTIÇA NÃO FOR FEITA!!!

    Responder
  27. luis
    8 de fevereiro de 2013

    que Jesus Cristo console as familias das vitimas

    Responder
  28. camila ribeiro da rosa
    1 de março de 2013

    eu lamento muito pelas pessoas que morreu sinto muito para os familiares dou todo meu apoio um beijao e meus pesames

    Responder

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo