› É OURO: Brasil é tricampeão pan-americano no basquete
29/07/2007 às 16:02

É OURO: Brasil é tricampeão pan-americano no basquete

Com uma atuação que beirou a perfeição, a seleção brasileira masculina de basquete derrotou Porto Rico e ganhou a medalha de ouro no RIO 2007. Com o triunfo por 86 a 65, o Brasil conquistou o tricampeonato pan-americano. Mais cedo, o Uruguai bateu a Argentina e ficou com a medalha de bronze.


Brasileiros e porto-riquenhos haviam se enfrentado na primeira fase dos Jogos. Na ocasião, as duas seleções decidiam o primeiro lugar do Grupo A e o Brasil venceu por apenas três pontos (97 a 94). Por conta disso, os torcedores que lotaram a Arena Olímpica do Rio esperavam uma partida tensa e disputada ponto a ponto. Não foi o que se viu.


Desde o começo do confronto, o Brasil tomou a iniciativa do jogo e não deu chances ao adversário. Com uma marcação forte e muita velocidade nos contra-ataques, os brasileiros abriram vantagem desde cedo.


Na metade do primeiro quarto, já venciam por 12 pontos de diferença (17 a 5). E fecharam o período inicial com vantagem de 17 pontos (32 a 15). Os porto-riquenhos buscavam, sem sucesso, equilibrar a partida, e o primeiro quarto terminou com larga vantagem para o Brasil (32 a 15).


No segundo quarto, os brasileiros jogaram com inteligência. Diminuíram o ritmo, mas mantiveram o controle do jogo. O Brasil foi para o intervalo vencendo por 50 a 34.


Nos dois últimos quartos de jogo, o panorama não mudou. Compenetrados, os brasileiros mantinham o jogo sob controle, enquanto a torcida ensaiava a festa na Arena. No final, festa do Brasil: 86 a 65.


J.P. Batista, com 20 pontos, foi o cestinha da seleção brasileira e da partida.


O Brasil conquistou o ouro de forma invicta. Na primeira fase, venceu Ilhas Virgens (86 a 81), Canadá (98 a 63) e Porto Rico (97 a 94). Na semfinal, bateu os uruguaios por 85 a 73.


Na disputa pelo bronze, o basquete masculino do Uruguai fez história. Isso porque o time derrotou a Argentina por 99 a 93 na prorrogação e conquistou, na Arena Olímpica do Rio, um inédito bronze. O uruguaio Fernando Martinez e o argentino Diego Logrippo foram os cestinhas da partida, com 24 pontos cada.


O basquete masculino é disputado nos Jogos Pan-americanos desde 1951 e, até então, o Uruguai nunca tinha subido ao pódio. No feminino, que é jogado desde 1955, as uruguaias nunca foram ao pódio.


Fonte: XV Jogos Pan-americanos Rio 2007


voltar | notícias anteriores |


Leia também outras notícias:

Para quem o Pan fez bem

É PRATA: Rodrigo Pessoa, no hipismo

É OURO: Flávio Saretta, no tênis masculino

É OURO: Brasil é tricampeão pan-americano no basquete

É OURO: Franck Caldeira, na maratona

É OURO: Brasil dá show no vôlei masculino

É OURO: Jadel Gregório, no salto em distância

É OURO: Brasil vence nos 4x100m

É OURO: Fabio Silva, no salto com vara

Show de ouros na vela brasileira

Final do basquete será entre Brasil e Porto Rico

É OURO: Sabine Heitling, nos 3.000m com obstáculos

É BRONZE: Brasil fica em terceiro no nado sincronizado

Mau tempo atrasa tênis e softbol

É OURO: Brasil vence Argentina e fica com título no futsal

É OURO: Pedro Lima, no boxe

É OURO: Juliana Santos, nos 1.500 metros

É OURO: Meninas do Brasil ganham na ginástica rítmica

Equador é campeão no futebol masculino

É OURO: torneio de saltos por equipes no hipismo



buscar