Carregando...
Por favor espere até que esta página seja carregada por completo.

MOMENTO A MOMENTO › ELEIÇÕES 2008 › 05/10/2008

19:54 › Ralfe Cardoso, candidato à prefeito pelo PSOL, reconhece a vitória de Tarcísio Zimmermann, agradece à cidade sua votação e à militância pelo trabalho incansável e agradece à sua vice, Dra. Celina, companheira de muita garra na caminhada de sua candidatura.

19:47 › Em Estância Velha o prefeito eleito é JOSÉ WALDIR DILKIN

19:46 › Em Ivoti a prefeita reeleita é MARIA DE LOURDES BAUERMANN.

19:45 › Em Dois Irmãos o prefeito eleito é GERSON MIGUEL SCHWENGBER, da coligação PT, PDT e PC do B.

19:39 › Com 93% dos votos apurados em Novo Hamburgo, não há qualquer possibilidade numérica de Jair Foscarini ultrapassar Tarcísio.

19:35 › Pedimos desculpas aos internautas que estão navegando pelo Portal, pela instabilidade ocorrida em nossos servidores. A imensa utilização da internet vem congestionando o tráfego em diversos sites.

19:12 › Dada a quantidade de acessos, o Portal novohamburgo.org está passando por um momento de instabilidade.

19:08 › O prefeito Jair Foscarini acaba de aceitar a eleição de Tarcísio Zimmermann!

17:57 › Em Imbé, apuração extra-oficial apresenta vitória de Darcy Luciano Dias, do PSDB, contra o atual prefeito, Jadir Fofonka, PMDB.

17:56 › Em Campo Bom a apuração dos votos demonstra vitória de Faisal Karan.

17:55 › Apuração extra-oficial demonstra vantagem de quase 15% pró Tarcísio.

17:53 › Encerrada a apuração na cidade de Dois Irmãos. Em alguns minutos dever ser anunciado o resultado oficial.

17:51 › Três eleitores morreram em Santa Catarina (SC) neste domingo durante a votação.

17:46 › Números extra-oficiais dão conta de ampla vantagem para Tarcísio nos bairros Canudos e Kephas, de Novo Hamburgo.

17:44 › Estas urnas dizem respeito à seções do Centro Administrativo e Ginásio da Catedral São Luiz.

17:43 › Números extra-oficiais: nas duas primeiras urnas apuradas, considerando o centro da cidade, Jair estaria com 1.911 votos, Tarcísio 1.464, Ralfe 291 votos.

17:39 › Pela apuração do TSE, não há dados para Novo Hamburgo.

17:39 › Na primeira urna apurada, do Centro Administrativo, 4 votos a favor de Tarcísio.

17:37 › Apuradas as primeiras urnas em Novo Hamburgo.

17:26 › A votação já está encerrada na maior parte do país.

17:22 › Em Campo Bom, com duas urnas apuradas, Vicente Selistre sai na frente.

17:04 › Em São Leopoldo 37 pessoas foram presas, ao longo do dia, por realização de boca-de-urna.

17:03 › A primeira pesquisa de boca-de-urna realizada em Porto Alegre indica que Fogaça e Maria do Rosário vão para o segundo turno.

17:00 › Encerrada a votação!

16:46 › Um homem foi detido em Cachoeirinha por falsidade ideológica, tentando votar pelo pai e pelo irmão nesta tarde.

16:36 › A votação pelo sistema biométrico em Colorado do Oeste, em Rondônia, vai atrasar a apuração. O motivo é a demora na identificação das impressões digitais de algumas pessoas. Isso faz com que seja preciso captar as digitais de outros dedos. Só depois a urna é liberada para votação.

16:30 › Faltam 30 minutos para o encerramento das maiores eleições da história do Brasil em termos numéricos.

16:22 › O ex-governador de Sergipe, João Alves, foi liberado da sede da Polícia Federal, na tarde deste domingo, em Aracaju, após prestar depoimento. João Alves foi detido nesta manhã pela Polícia Militar, que interceptou carros da coligação "Renovando com Coerência" do candidato Mendonça Prado (DEM) com a alegação de que estariam fazendo carreata, o que é proibido pela Legislação Eleitoral.

16:14 › Movimentação intensa na última hora de votação, nas seções eleitorais.

16:00 › São 16 horas. Falta uma hora para o fim da votação em Novo Hamburgo.

15:59 › O cálculo é feito com base no número de eleitores hamburguenses que comparecerem às urnas, nas abstenções do dia e na quantidade de votos obtidos pelo partido ou coligação.

15:59 › Em Novo Hamburgo serão necessários em torno de 10,7 mil votos para eleger um vereador. Esta é a estimativa de coeficiente eleitoral para esta eleição na cidade, segundo cálculos do cartório eleitoral.

15:55 › Em Novo Hamburgo, as eleições decidem prefeito, vice-prefeito e 14 vereadores que terão mandato entre 1º de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2012.

15:52 › Em 38 cidades, entre capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores, deve haver 2º turno.

15:50 › Em 41 cidades do país, sendo 17 capitais e 24 cidades com mais de 200 mil eleitores, não deverá haver segundo turno, segundo reportagem de Fernando Rodrigues, publicada na edição da Folha de São Paulo deste domingo.

15:41 › Segundo o TSE, 30 candidatos foram presos em todo o Brasil, neste domingo, até o meio-dia. A maior parte dos casos diz respeito à prática de boca-de-urna.

15:39 › O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, afirmou que não procede a informação de que um helicóptero teria sobrevoado a cidade de Águas Lindas de Goiás, na região do Entorno de Brasília (DF), e lançado santinhos de um candidato para a população.

15:37 › Em Santo Antônio da Patrulha, RS, a campanha pegou fogo neste sábado! Literalmente. Uma caminhonete Chevy pegou fogo no sábado à tarde, durante carreata promovida pelo PP, um dos partidos concorrentes à prefeitura local. O incêndio foi apagado e o carro ficou destruído. A caminhonete estava carregada de fogos de artifício. Ninguém ficou ferido, mas o susto foi grande.

15:34 › Um homem morreu na fila de votação em Santo Ângelo. Enquanto esperava para votar, Reinaldo Pereira da Silva, 63 anos, teve uma parada cardíaca. Pereira foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Santo Ângelo, onde o óbito foi constatado às 10h, por parada cardiorrespiratória.

15:32 › Em entrevista à Rádio Gaúcha, a candidata à prefeitura de Porto Alegre pelo PT, Maria do Rosário, afirmou que prefere alianças de esquerda em um possível segundo turno do que uma união com o PPS.

15:29 › Um homem foi preso em frente à Escola Deodoro da Fonseca, no Bairro Canudos, em Novo Hamburgo, portando arma de fogo, segundo o Major Eduardo Ottonelli Pithan, em entrevista à Rádio ABC.

15:19 › 496 municípios gaúchos estão realizando eleições para prefeito, vice-preito e vereadores para o período entre 1º de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2012.

15:17 › Segundo o TSE, 90% dos municípios brasileiros conhecerão seus novos prefeitos, vices e vereadores até as 22 horas deste domingo.

15:16 › Em quarto lugar nas pesquisas de intenção de voto, na cidade de São Paulo, o candidato Paulo Maluf afirma que vai para o segundo turno.

15:08 › Dois policias militares reformados foram presos após atirarem contra o carro do candidato a prefeito de Itauçu, em Goiás, José Eustaquio Lobo Favoreto (PDT). A polícia investiga ação e suspeita de motivação política.

15:00 › Faltam duas horas para o fim da votação no Rio Grande do Sul. Se houver fila no momento do encerramento, serão distribuídas senhas para aqueles que chegarem até as 17 horas.

14:59 › Um verador do município de Encantado foi preso ao fazer boca-de-urna.

14:57 › O TRE-PA confirmou que o Ministério da Defesa autorizou o envio de tropas do Exército para o município de Juruti, no oeste do Estado, onde duas seções eleitorais foram depredadas durante um protesto.

14:50 › Um candidato a vereador foi preso em flagrante em Erechim no começo da tarde. Ele estaria entregando santinhos próximo a uma escola do bairro Presidente Vargas.

14:49 › O número de urnas substituídas alcança 1.212, diz o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Carlos Ayres Britto.

14:44 › Segundo a juíza Lúcia Camerin, as eleições em Novo Hamburgo transcorrem com perfeita tranqüilidade. De acordo com o promotor Manoel Luiz Prates Guimarães ouveram algumas denúncias de transporte de eleitores, prática proibida pela lei eleitoral.

14:21 › De acordo com o comandante-geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, coronel Paulo Roberto Mendes, em todo o Estado, 60 pessoas foram detidas, sendo dez na capital. A maior incidência foi na cidade de São Leopoldo.

14:10 › Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Carlos Ayres Britto, a urna biométrica é "vacinada" contra falsidade de eleitores.

13:52 › A Polícia Federal (PF) investiga a denúncia de boca de urna ocorrida no município de Cristalina (GO), município do entorno do Distrito Federal, onde um helicóptero sobrevoou as sessões eleitorais da cidade arremessando santinhos de um candidato a prefeito.

13:47 › No presídio com a maior população carcerária da América Latina, com 4783 detentos, 52 dos 103 aprisionados aptos a votar exerceram o direito ao voto.

13:25 › Grande parte do estado amanheceu hoje com as ruas sujas, segundo publicado no portal ClicRBS. Em Novo Hamburgo a eleição se dá de forma limpa. Ao menos no que tange à material de campanha nas ruas da cidade.

13:17 › A assessoria do vice-presidente José Alencar anunciou que ele desembarcou em Lagoa Santa e segue para a Escola Balão Vermelho, em Belo Horizonte, onde vota. Com o acidente com um bimotor em Pampulha, que impediu o pouso do seu avião, sua votação, prevista para as 11h, está atrasada.

13:06 › O candidato à reeleição, Edson Bueno Coutinho (PT), e o adversário Amando Fonseca Júnior (PSDB) foram presos em flagrante pela Polícia Militar por prática de boca-de-urna em Goiás. Ambos concorrem à prefeitura de Montividiu, a 283 km de Goiânia.

13:04 › Pelo menos 200 pessoas foram presas neste domingo, até às 13 horas, ao serem flagradas fazendo propaganda boca-de-urna, pelo Brasil. No Rio de Janeiro, mais de 100 pessoas foram detidas. Em São Leopoldo foram 24 detidos, e em Novo Hamburgo 2 pessoas.

12:47 › Até as 12 horas deste domingo, 967 urnas foram substituídas, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Do total de 455.971 urnas eletrônicas distribuídas no Brasil para as eleições municipais de 2008, 0,2% do total foram substituídas. A informação foi dada pelo secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Dutra Janino.

12:33 › Um candidato a vereador foi preso na manhã de hoje por fazer boca-de-urna em Cacequi, na Região da Campanha.

12:27 › Duas maletas contendo R$ 159.300,00 em notas de R$ 100, 50, 10 e 5 foram apreendidas nesta sexta-feira (3), às 6h, no Hotel Caiçara, em Itaperuna, no Rio de Janeiro, por suspeita de que o dinheiro seria usado para compra de votos.

12:17 › Depois da renúncia do candidato Ruy Noronha (PTB) à sua candidatura, esta semana houve substituição de candidatos em Gravataí e Santana do Livramento. Ainda em Gravataí, o candidato Edir Oliveira (PTB) renunciou à sua candidatura, em apoio ao candidato opositor à atual administração.

12:07 › Na principal cidade do país, a eleição está polarizada entre os candidatos Marta Suplicy, Gilberto Kassab e Geraldo Alckmin. Esta é considerada uma prévia para as eleições gerais de 2010.

12:03 › Nas cidades em que houver o segundo turno, ele ocrre em 26 de outubro.

12:00 › Neste momento faltam 5 horas para o encerramento da votação.

11:52 › É proibido distribuir santinhos e também não é permitida a aglomeração de pessoas com propaganda de algum candidato.

11:45 › Você pode usar na seção de votação camiseta, boné, adesivo ou broche do seu candidato. Também pode levar uma "cola" com o número dos seus candidatos. A bandeira do partido ou do candidato pode ser levada ao local de votação, mas deve estar enrolada.

11:21 › Dúvidas em relação à sua seção? Consulte o site www.tre-rs.gov.br ou www.tse.gov.br. Por telefone, o Disque-Eleições também estará disponível, pelo telefone (51) 3224-5148.

11:07 › Eduardo Reinaldo Daitx: mesmo com o falecimento do garoto de 6 anos, vítima de um tipo raro de leucemia, a população de Novo Hamburgo compareceu na praça do Imigrante de forma massiva para exame de compatibilidade, em um gesto de doação e homenagem ao garoto.

10:54 › Ao contrário de Novo Hamburgo, outras cidades da região estão com suas ruas muito sujas pelo material de campanha de alguns candidatos.

10:39 › As cidades de São Romão, Formiga, Lavras e Unaí, no interior de Minas Gerais, estão sem energia elétrica na manhã deste domingo. Com isso, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, as urnas eletrônicas de votação nos municípios tiveram de funcionar à bateria. Não houve atrasos.

10:34 › Aumenta o movimento de eleitores nos locais de votação, mas a expectativa é que, devido à chuva, o maior movimento se dê no início da tarde.

10:28 › A chuva que caía desde as primeiras horas da manhã de hoje cessou. A temperatura está agradável e as nuvens menos densas já clareiam o dia, deixando que apareçam os primeiros raios de sol.

10:22 › No dia de ontem a movimentação dos partidos políticos pelas ruas foi intensa na busca dos últimos votos de eleitores indecisos. Caminhadas, carreatas e o "corpo-a-corpo" tomaram as ruas do centro, bairros e vilas de Novo Hamburgo.

10:11 › Ainda no link Eleições 2008 você pode conferir a lista completa de candidatos a vereador e seu respectivo número.

10:08 › No link Eleições 2008 você conferir as seções distribuídas pelos locais de votação.

10:06 › Até este momento, segundo o cartório eleitoral, 14 urnas já apresentaram problemas na cidade. Estes problemas vão desde falhas nas impressoras até urnas que não ligaram.

10:04 › O candidato Ralfe Cardoso votou no Campus I da Feevale, enquanto Jair Foscarini votou no ginásio da Catedral São Luiz, no centro da cidade.

10:03 › Já votaram os candidatos a prefeito Ralfe Cardoso e Jair Foscarini. A expectativa é que em torno de 11:30 horas o candidato Tarcísio Zimmermann vote na sua seção no bairro Ouro Branco.

09:59 › No Rio Grande do Sul poderá haver segundo turno nas cidades de Porto Alegre, Canoas e Pelotas. Caxias do Sul, mesmo tem mais de 200 mil eleitores, pelo fato de ter apenas dois candidatos, não terá segundo turno.

09:51 › Para quem estiver trabalhando no dia de hoje há a obrigatoriedade por parte do empregador em liberar o trabalhador o tempo necessário para que se desloque até o local de votação, vote e retorne ao trabalho.

09:49 › Os eleitos neste 5 de outubro tomarão posse em 1º de janeiro de 2009 e exercerão seu mandato até 31 de dezembro de 2012.

09:44 › Neste ano não haverá votação no exterior. Serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos municípios brasileiros.

09:38 › As votações no Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e de alguns municípios do Amazonas começaram uma hora depois que as urnas já estiverem abertas no restante do país, por causa do fuso brasileiro. E enquanto o eleitor do Norte ainda estiver votando, as urnas já estarão fechadas no Sul, com muitas apurações concluídas.

09:32 › Neste domingo, após cumprir seu dever constitucional de votar, o eleitor brasileiro poderá acompanhar em tempo real a apuração dos votos.

09:31 › Neste ano, os eleitores não poderão entrar na cabine de votação com celulares, máquinas fotográficas e filmadoras.

09:27 › De acordo com o TSE, não haverá eleição somente no Distrito Federal e em Fernando de Noronha, distrito de Pernambuco.

09:26 › Borá, SP, é o município com o menor colégio eleitoral do país, com 924 eleitores.

09:23 › Novo Hamburgo tem o 6º maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, atrás de Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas e Santa Maria.

09:19 › Em Novo Hamburgo 172.584 cidadãos estão aptos a votar.

09:14 › Para quem perdeu o título eleitor, é igualmente válido se apresentar na seção de votação onde está registrado, com qualquer documento de identidade com foto - carteira de identidade, cartão de habilitação com foto, certificado de reservista, carteira de trabalho ou identidade funcional.

09:02 › O voto é facultativo para os cidadãos acima de 16 anos e abaixo de 18 anos e acima de 70 anos.

09:58 › Hoje é um dia muito importante para os próximos 4 anos. Compareça à sua seção eleitoral e faça parte desta grande Festa da Cidadania.

09:54 › A melhor notícia do início desta manhã é que a cidade parece estar se livrando dos panfletos atirados nas ruas. A cidade está limpa. Parece que os partidos estão honrando o compromisso firmado.

08:50 › A totalização dos votos de locais muito distantes, onde as urnas somente chegam de barco, deve ser concluída amanhã.

08:44 › A expectativa do TSE é de que a maioria dos prefeitos eleitos seja conhecida até a meia-noite.

08:42 › O maior eleitorado brasileiro está no município de São Paulo, com 8.198.301 cidadãos paulistanos aptos a votar.

08:36 › O custo da operação militar será de R$ 41,6 milhões, já repassados ao Ministério da Defesa. Grande parte das tropas ficará no Rio, onde traficantes e integrantes de milícias ameaçaram eleitores, políticos e jornalistas.

08:33 › Em pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, na noite de ontem, o Ministro Carlos Ayres Britto, presidente do TSE, espera uma eleição tranqüila hoje, apesar de o tribunal ter aprovado o envio de tropas federais para 341 cidades com o objetivo de reforçar a segurança.

08:25 › Em São João Batista (SC), Colorado D’Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS) será testada a votação biométrica, em um projeto piloto da Justiça Eleitoral. Em cada um desses locais votam cerca de 15 mil eleitores. A idéia do TSE é de que este sistema, se aprovado, seja implantado em todo o país em no máximo 10 anos, impedindo que uma pessoa vote no lugar de outra.

08:21 › Independente do resultado das eleições em Novo Hamburgo, não haverá segundo turno em nossa cidade, já que a legislação prevê este mecanismo apenas para as cidades que têm mais de 200 mil eleitores.

08:16 › Em Novo Hamburgo foi disponibilizado para os mesários desta eleição o serviço S.O.S. Urnas, através do telefone 3527-6660. No caso de problemas com as urnas, os mesários estão orientados a acionar este serviço.

08:14 › Até as 20 horas de hoje os hamburguenses devem conhecer o nome do novo prefeito da cidade.

08:12 › O formulário para justificativa pode ser baixado no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou obtido em pontos de votação.

08:11 › Quem não justificar a ausência ou se a explicação não for aceita pagará multa e ficará impedido de inscrever-se em concurso público, obter passaporte, entre outras limitações.

08:09 › Os cidadãos devem se dirigir ao local de votação das 8 às 17 horas.

08:07 › De acordo com a lei todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar.

08:04 › Cerca de 129 milhões de brasileiros estão aptos a votar este ano. Serão eleitos 5.563 prefeitos e 52.137 vereadores, na grande Festa da Democracia.

08:00 › Bom dia! São 8 horas deste domingo, 05 de outubro de 2008. Iniciamos a cobertura momento a momento das Eleições 2008 em Novo Hamburgo.

07:44 › Eleições 2008 - novohamburgo.org