Orkut ou Facebook? Ou os dois?

O Sedentário e Hiperativo publicou um infográfico que compara de uma forma bem eficiente a disputa entre Orkut e Facebook, se é que dá para chamar assim.

A conclusão é de que a rede do Mark Zuckerberg, cuja audiência vem subindo, é bem maior do que a do Google: a primeira conta com 596,3 milhões de usuários, enquanto a segunda tem “apenas” 85 milhões. É no Brasil que essa diferença parece ser… diferente. Confira:

Mas até onde vai esta “migração”? A pesquisadora de mídias sociais Raquel Recuero, por exemplo, relata que já observou vários comentários preconceituosos com relação a entrada de classes mais baixas no Orkut. “O termo ‘orkutização’ passou a ter uma conotação negativa para muitos usuários, associado a adoção do sistema por pessoas de classes C e D, por exemplo.”

E há quem defenda que o Orkut vai manter, sim, a presença no Brasil. “Hoje em dia as pessoas mantém vários grupos sociais separados em sites diferentes. Enquanto o Orkut é um site de conhecidos, o Facebook é interessante por causa dos aplicativos e o Twitter é o ‘jornal particular’ com comentários. A tendência é dividir a atenção das pessoas, mas isso não deve acarretar imediatamente no abandono total de um por conta do outro”, diz Raquel.

Comentários

  1. Pingback: Em vídeo, Google afirma que Orkut não pára de crescer › novohamburgo.org :: portal de Novo Hamburgo

Deixar uma Resposta

*