Visite o novo blog do Jacó Rudi!

www.jacorudiplitzlamp.com.br

Truff Catuch – o livro de Jacó Rudi Plitzlamp

JACÓO primeiro livro de Jacó Rudi Plitzlamp foi lançado no dia 2 de março, no Café Avenida – Novo Hamburgo/RS. Truff Catuch (Dê-lhe que te dê-lhe, numa tradução livre) reúne 27 histórias, muitas delas publicadas em jornais impressos e em blogs que mantém na internet.

Entre os temas selecionados para a obra, Jacó comenta os desmandos dos políticos de Brasília, o amor aos bichos e à natureza em geral e a importância da leitura para as crianças. Também traz passagens divertidas, como um passeio de “teco-teco”, as desavenças com os cunhados e o dia em que a esposa lhe deu um soco no olho.

Sobre Jacó Rudi

O personagem é um típico imigrante alemão do Vale do Sinos e de tantas regiões de descendência germânica do Brasil. Com o forte sotaque que lhe concede um português peculiar, e sem esquecer expressões do dialeto ainda utilizado na região, Jacó Rudi Plitzlamp comenta desde situações domésticas até temas pontuais e polêmicos, sempre com uma pitada de humor.

A transferência da linguagem falada à escrita é divertidíssima e a sua imagem, emprestada do bisavó de Winter, Johann Peter Wilhem Baum, imediatamente caiu nas graças dos leitores como a de um velhinho rançoso, mas amável.

Sobre o autor

Repórter fotográfico e articulista, Gilberto Winter atuou no jornal Folha de Novo Hamburgo, onde criou o personagem Jacó em setembro de 2005. Posteriormente, manteve a coluna do Jacó também no jornal É Preciso Saber Viver na Terceira Idade e no portal www.novohamburgo.org. Natural de Novo Hamburgo, atualmente reside em Ivoti, ambas cidades do Vale do Sinos.

Serviço

A obra Truff Catuch possui formato pocket, tem ilustrações de José Vilmar Pereira de Fraga e prefácios dos jornalistas Luiz Pedro Guerreiro e Rafael Geyger. É vendida ao preço de R$ 12,00 e pode ser adquirida diretamente com Gilberto Winter pelo telefone (51) 8456.4614 ou pelo e-mail gilrwin@brturbo.com.br